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TDT: Processo de migração vai arrancar a 12 de agosto! Saiba onde…

A pandemia provocada pela COVID-19 veio alterar o calendário de migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal. O processo de migração da rede de TDT, que tem estado suspenso devido à crise pandémica, só será retomado no dia 12 de agosto e não no dia 3 de agosto como a MEO tinha proposto anteriormente.

Saiba onde e quais as datas de ressintonia da região 4.


O processo de migração da rede de televisão digital terrestre, será retomado no dia 12 agosto, na região 4, com a alteração de um conjunto de emissores que servem o distrito de Portalegre segundo revela a ANACOM.

Entre o dia 12 e o dia 21 de agosto está previsto que mudem de frequência os emissores de Alter do Chão, no dia 12; seguindo-se o de Sousel, a 17; e o de Elvas, no dia 18. Os emissores de Campo Maior e Arronches mudam de frequência no dia 19; Castelo de Vide e Nisa no dia 20 e o emissor do Gavião muda de frequência no dia 21. Nesse mesmo dia será também alterado o emissor de Mação, que pertence ao distrito de Santarém.

O processo de migração dos emissores na região 4 termina no dia 22 de setembro e abrange um total de 28 emissores.

Como sintonizar a(s) nova(s) frequência(s) da TDT?

Quando o ecrã da televisão ficar sem imagem (negro) apenas será necessário fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora.

É um processo simples. A ANACOM teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir.

Para ajudar neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias (a partir de 3 de agosto funciona entre as 9h e as 22h), para o qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão.

Para sincronizar novamente a TDT, usando as novas frequências, deve fazer o seguinte:

As pessoas que não consigam ressintonizar os equipamentos podem ligar para a linha telefónica gratuita (800 102 002) disponibilizada pela ANACOM. Caso não consiga fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa de técnicos devidamente identificados para proceder à sintonia, de forma gratuita.

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