Pplware

Operação “TAXA ZERO” da GNR: Atenção à condução sob efeito de álcool

Foi através da rede social Facebook que a Guarda Nacional Republicana (GNR) fez saber que está em ação uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool, até ao próximo dia 13 de agosto.

Se conduzir não beba pela sua segurança e pela segurança de quem circula na estrada. Saiba quantos pontos pode perder se for apanhado sob o efeito de álcool.


Segundo informações da GNR, em 2018, detetaram-se 9 647 crimes de condução sob a influência de álcool e registou 14 947 acidentes em que os condutores intervenientes apresentaram uma taxa de álcool no sangue superior a 0,50 g/l, e destes, 6 825 tinham uma taxa crime.

Em 2019, no período de 1 de janeiro a 31 de julho, a GNR detetou 15 822 condutores com excesso de álcool, dos quais 6 261 apresentavam uma taxa crime.

Segundo o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, uma em cada três vítimas mortais em acidente de viação conduzia com uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido por Lei.

Multas e contraordenações

As multas e contraordenações para quem conduz sob o efeito de álcool não são leves. Na seguinte tabela é possível saber quais as taxas que constituem uma contraordenação e quais os valores das coimas. (via)

Condução sob efeito de álcool? Quantos pontos?

Além dos valores das multas, a condução sob o efeito de álcool reflete-se também ao nível dos pontos na sua carta de condução. O número de pontos retirados varia de acordo com a taxa de álcool e tipo de contraordenação. Se:

Se quiser saber quantos pontos tem na sua carta de condução atualmente, leia o seguinte artigo.

Exit mobile version