Uma das melhores novidades que o Windows 10 trouxe no campo dos jogos foi a possibilidade de usarmos este sistema operativo para, remotamente, jogarmos na consola da Microsoft.
A consola concorrente ficou fora deste avanço, o que passou a ser uma mais valia para quem tem a Xbox. Mas um programador criou agora a solução perfeita, ao desenvolver uma aplicação que traz esta novidade para a PS4.
A novidade da Xbox é única no ramo e dá uma liberdade total a todos os que têm uma consola da Microsoft e um Windows 10. Faz parte dos planos para integrar os sistemas, mas é principalmente, uma nova forma de permitir a todos jogar nesta consola.
Não se conhecem planos da Sony para dar à sua consola esta funcionalidade ou sequer existe um sistema em que ela se encaixe de forma tão perfeita como a Xbox o faz com o Windows.
Mas a esperança dos utilizadores da PS4 foi agora alimentada com a chegada de uma nova aplicação ao Windows, que traz para já, grande parte do que a Xbox tem com o Windows 10.
Esta app, de nome Remote Play PC, está a ser terminada e o que existe é já um caminho no sentido certo para a integração no Windows.
O seu criador, que dá pelo nome de Twisted, tem vindo a trabalhar nesta aplicação há bastante tempo e pretende fazer dela algo que todos podem usar.
I’ve been working on this project mostly part time for over a year when the Android version was first released in October 2014. I’ve lost count the amount of hours I’ve put in over this time but I’ve enjoyed every moment working on this project which leads me onto my main point. I’d like to work on this project full time, adding features, getting it stable and porting it to other platforms which I know a lot of you want
Caso queiram usar o Remote Play PC vão ter de pagar cerca de 10 dólares, o valor que o programador entende ser suficiente para se manter dedicado a este projecto a 100%.
Tendo já suporte para os comandos e para o streaming de som, o Remote Play PC está prestes a ser lançado e a dar a todos a possibilidade de jogar no Windows todos os jogos da PS4, sem recorrer a emuladores ou a outro qualquer sistema.
A grande dúvida neste momento é saber por quanto tempo esta aplicação vai estar disponível. A Sony é conhecida por tomar posições drásticas face a este tipo de alterações e de aplicações.
Até lá vai sendo possível ver que este é um trabalho que abrirá a PS4 a outros caminhos e a outras possibilidades. A Xbox deixa assim de ter a sua funcionalidade diferenciadora e única do Windows 10.