Pplware

Taça das Ilhas Berlengas 2018 – Filmado no iPhone

A Apple lançou 3 novos vídeos, sob o pretexto do Mundial de Futebol da Rússia mas com intervenientes bem diferentes. Uma espécie de campeonato alternativo com campeões para lá das 4 linhas.

Um dos vídeos, aquele que é narrado em português, faz a cobertura da mais conhecida das desconhecidas taças que se disputam em Portugal, a Taça das Berlengas 2018.


A curiosidade está no facto da gigante de Cupertino escolher Portugal e especificar algumas das características que os portugueses partilham: o mar e a paixão pelo futebol.

 

Berlengas Island Cup 2018

O descritivo do vídeo da Apple, vídeo esse gravado com um iPhone, relata que as equipas rivais recusam-se a jogar no campo do outro. As formações concordam em jogar em território neutro, as ilhas das Berlengas, na costa atlântica de Portugal, a 11 km do continente.

A Taça das Ilhas Berlengas 2018 acolhe o Baleal vs Peniche. É uma partida histórica para decidir quem é o campeão do mar e do campo de futebol.

Fica assim contada a história de uma competição que se disputa desde 1940 na nossa ilha da Berlenga Grande, a maior ilha do arquipélago das Berlengas, ao largo do cabo Carvoeiro, na costa de Portugal. O resultado desta final entre a equipa de Peniche e Baleal… é para outra história.

 

The ’Wa’ of Soccer

No segundo vídeo, intitulado “The ‘Wa’ of Soccer”, está contada a história de um grupo japonês de monges budistas que praticam o futebol para se ligar à comunidade local mas também manter a forma e respeitar o ‘wa’ – a unidade pacífica e a conformidade dentro de um grupo social.

 

The Heart of Australia

O terceiro vídeo, que nos mostra cores fantásticas, igualmente como os anteriores, gravado com um iPhone, traz-nos o coração da Austrália. Ao encontrar a felicidade através do futebol, as meninas australianas aborígenes abraçam o desporto para criar novas oportunidades para elas mesmas.

Vemos um vislumbre da sua herança cultural e como a comunidade preserva e celebra a sua identidade. Reconhecemos os guardiões tradicionais da terra, o povo Ntaria da nação de Arrernte e os mais velhos, passado e presente.

Exit mobile version