Não havia dúvidas depois da apresentação de alguns tablets na Computex, que o MeeGo se prepara para ser uma das principais apostas da Nokia com uma versão própria para o mercado de tablets. Soube-se agora que já este ano, a empresa finlandesa irá lançar o seu primeiro tablet. E a julgar pelo vídeo que apresentamos de seguida, não deixamos de estar bastante optimistas.
Primeiro, mais noticias emergiram do tablet da Nokia. Segundo o site Digitimes, a Nokia já completou cerca de 100 unidades do novo tablet para testes. O tablet em questão funcionará com um processador ARM da última geração, terá um ecrã multitouch capacitivo possuindo entre 7 a 9 polegadas de tamanho e será fabricado pela Foxconn (um parceiro estratégico da Apple no fabrico do iPhone). O sistema operativo será o MeeGo OS. Quanto à data que irá chegar o novo tablet é apontado o 4º trimestre deste ano (ainda a tempo do Natal).
E falando do MeeGo OS, surgiu um vídeo no youtube que mostra uma primeira interacção com uma versão pré-alpha da versão para Tablet. Não deixamos de ficar estupefactos com a fluidez do sistema operativo. A interface com o utilizador consiste em disponibilizar várias colunas para mostrar actualizações de redes sociais, conteúdos multimédia e bookmarks de sites mais visitados.
Existe ainda um menu baseado em icons onde o utilizador pode escolher e lançar a sua aplicação. Salientamos ainda a disponibilização de um gestor de aplicações bastante intuitivo onde é fácil terminar as aplicações indesejadas bem como a referência algures no vídeo à app store onde o utilizador poderá descarregar aplicações.
Pela fluidez e aspecto fluído desta versão do MeeGo apresentada no vídeo, nem parece que estamos a falar de um sistema operativo pré-alpha. Não notámos qualquer comportamento invulgar e as transições do ecrã e a simplicidade de utilização é absolutamente incrível. Não queremos com isto dizer que irá causar “mossas” ao volume de vendas do iPad, irá potenciar sim pela primeira vez uma alternativa de qualidade ao dispositivo da Apple.
Mas se existir um tablet com este sistema operativo a um preço competitivo, irá seduzir muitos entusiastas pela simplicidade de utilização aparente. E há algo que a Nokia tem como vantagem à Apple no mercado Português, o alcance da distribuição é muito maior tornando mais fácil ter acesso a este brinquedo. Slashgear