Pplware

Tabelas de IRS para 2019 já estão disponíveis! Saiba o que muda

As novas tabelas de retenção na fonte de IRS para 2019 já estão disponíveis. O Governo já as publicou em Diário da República e são várias as mudanças.

Se é trabalhador dependente ou pensionista, saiba já quanto terá de pagar mensalmente, ou seja, quanto do seu salário mensal ou pensão ficará retido todos os meses.


As novas tabelas de retenção na fonte de IRS para 2019 já foram publicadas em Diário da República e podem ser consultadas aqui. O despacho foi feito pelo Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. As tabelas agora aprovadas refletem as alterações introduzidas pela Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro.

De acordo com a informação das tabelas, este ano haverá mais pessoas isentas da retenção  isto porque apenas quem tiver um vencimento bruto de 654 euros por mês ou superior terá de realizar os respetivos descontos. De referir que em 2018 o valor definido era de 632 euros. 

Os rendimentos até 40 mil euros por ano, por contribuinte, vão ter também de pagar menos IRS em 2019.

Atualização de salários em fevereiro

Uma vez que as novas tabelas de retenção entram em vigor apenas na segunda-feira, e os salário de janeiro já foram, entretanto, processados, a entidade empregadora deverá, até ao final de fevereiro, proceder ao acerto dos valores.

Além das novas tabelas, sabe-se também que o IRS automático foi alargado a contribuintes com aplicações em PPR. Esta é uma medida faz parte do Programa Simplex+.

Tabelas de IRS para 2019

Exit mobile version