Pplware

Symbian OS agora é Livre

A Fundação Symbian resolveu disponibilizar, de forma livre, grande parte do software que equipa a maioria dos smartphones no mundo.

A fundação foi criada em 2008 depois da gigante Nokia Corp., a maior marca a produzir telefones com Symbian, ter comprado o consórcio que produz este software. Então a Nokia decidiu doar o software para que este se tornasse mais popular e mais utilizado por outros fabricantes. Certamente este acto foi visto como pouco usual no mundo da tecnologia.


Lee Willians, director executivo da fundação Symbian, afirmou que a mesma acabou de terminar a maior conversão de sempre de software proprietário para open source. Quer isso dizer que o código fonte está disponível para quem o quiser utilizar. No entanto, somente no final deste ano será libertado software ligado a funcionalidades dos telefones.

O software Symbian é utilizado por mais de 330 milhões de telefones à volta do mundo, comenta a fundação. Enfrenta hoje uma vigorosa competição no segmento dos smartphones por parte de sistemas operativos da Apple, o iPhone OS e por parte do Google com o Android. Ressalve-se que neste último caso, o Android é também livre à utilização por qualquer fabricante.


Alguns analistas dizem que o Symbian, que tem mais de 10 anos de desenvolvimento nas suas costas, começa a parecer desactualizado no que toca ao suporte das mais recentes tecnologias indispensáveis num smartphone. Referem por exemplo o multi-toque, como exemplo de uma atraso crasso face aos outros concorrentes.

Outro ponto que abona desfavoravelmente para os telefones Symbian é que este nunca teve, com nenhum dos seus modelos, grande relevância no mercado Norte-Americano.

A versão open-source do software é conhecida como Symbian 3 e precede as versões anteriores como as Series 60 e as Series 40. Yahoo

Exit mobile version