Pplware

Surgiu o primeiro problema de segurança do iOS 8

Com apenas dois dias de apresentação pública, o iOS 8 já conquistou a maioria dos utilizadores, em grande parte devido às novidades que apresentou e que algumas ainda não podem ser exploradas na totalidade.

Mas tal como está disponível para os utilizadores ditos normais, está também acessível para todos os que se dedicam a caçar bugs neste sistema operativo.

E agora, tal como aconteceu noutras vezes em que a Apple lançou novas versões do seu sistema operativo, surgiu um bug que dá acesso a algumas funcionalidades a partir do ecrã de bloqueio.

O problema que agora foi descoberto no iOS 8 surgiu quando a Apple lançou a última versão de testes do iOS 8. Se explorado, esta falha de segurança dá acesso a várias funções que estão disponíveis através do Siri, mas que deixam de requerer que o utilizador desbloqueie o dispositivo.

Com uma simples chamada ao Siri passa a ser possível criar novos posts no Facebook, ver a lista de chamadas e SMS ou simplesmente, aceder a um contacto específico.

Esta falha, pelo que é possível ver, não se limita ao iOS 8 mas está também presente na última versão disponibilizada do iOS 7.

Para explorarem e testarem a falha apenas necessitam de chamar a Siri, com o pressionar do botão do iPhone e dar-lhe o comando para publicar um post no Facebook ou para ver a lista das últimas chamadas.

De imediato, e sem requerer o desbloqueio do iPhone, quer por impressão digital ou por código de bloqueio, é pedido ao utilizador qual o texto a publicar ou simplesmente, a lista de chamadas.

Esta foi mais uma descoberta feita por Jose Rodriguez, conhecido por descobrir problemas nos novos sistemas operativos da Apple.

Vários vídeos que foram surgindo exploram esta falha e mostram outra informação a que se pode aceder através do Siri, sem qualquer tipo de pedido de autenticação.

Basta alguém ter acesso ao iPhone e em pouco segundos está a publicar mensagens no Facebook em nome de terceiros ou a ver a lista das últimas chamadas realizadas.

Caso pretendam proteger o vosso iPhone deste problema apenas necessitam de desabilitar a opção que permite o acesso ao Siri com o ecrã bloqueado.

A falha tem já alguns dias, desde que a GM foi disponibilizada e a Apple tem já conhecimento dela, não tendo ainda publicado qualquer comentário sobre o mesmo.

É por isso provável que dentro de dias surja a primeira actualização do iOS 8, que deverá corrigir este problema e outros que surjam entretanto.

Infelizmente este não é o primeiro caso de problemas com as novas versões do iOS. Já quando o iOS 7 foi apresentado surgiram problemas ao fim de algumas horas, que a Apple depois resolveu com uma actualização.

Exit mobile version