Depois de terem conseguido chegar ao mercado dos wearable, mas grandes marcas avançaram para outros campos onde podem interagir com os utilizadores de forma directa e muito próxima.
A próxima grande fronteira a ser quebrada é a integração dos sistemas móveis com os carros e a utilização dos sistemas móveis e dos telefones em harmonia e com a utilização máxima da suas potencialidades.
Depois de termos lido e entendido o que a Google pretende trazer com o Android para o carro, surgem agora as primeiras imagens do que poderá ser a sua interface.
Quando trouxe para a ribalta a Open Automotive Alliance, a Google pretendia fazer frente ao que se avizinhava do lado da sua concorrente directa, a Apple.
Tendo esta já apresentado e mostrado o iOS on the car, era hora da gigante das pesquisas estar também presente com a sua implementação, baseada em Android.
Depois de anunciada esta iniciativa no ano passado, a Google e as marcas que pertencem à Open Automotive Alliance dedicaram-se a criar as bases para que o Android possa chegar finalmente aos automóveis e que todos possam usar a sua interface, mais ou menos customizada por essas marcas.
Prometida para chegar ao mercado ainda em 2014, até agora ainda não existe qualquer informação sobre o seu estado de desenvolvimento ou planos para o seu lançamento.
Segundo informações lançadas pelo site Android Police, os trabalhos estão a correr de forma rápida e até já existem alguns mockups para mostrar sobre o que será a interface do Android in the car, nome dado por não haver qualquer outro oficial.
Pesquisa na interface de música
A interface desta versão do Android terá algumas particularidades que estamos já habituados a ver em muitos dos produtos Google.
Os comandos vão estar assentes numa barra translúcida onde poderemos carregar para interagir com o sistema, destacando-se assim do resto da interface.
Sempre presente vai estar o botão de pesquisa que poderemos chamar para ter acesso às funções do sistema. Mas essa pesquisa, como é esperado, poderá ser feita por voz, usado a já conhecida expressão “Ok Google”.
Telefone na interface de música
Este sistema irá permitir ao utilizador fazer e receber chamadas de forma directa e sem que tenha de interagir com o seu telefone.
Se o atender dessas chamadas será algo trivial, a realização das mesmas é que terá as suas particularidades.
Também aqui vai ser possível ao utilizador usar o sistema de recolha de informação por voz do Android e bastará indicar qual o nome da pessoa que pse pretende contactar para que a chamada seja feita.
A saída da chamada para a rede será sempre feita com recursos a um telefone associado ao sistema, por bluetooth, não necessitando de haver um segundo cartão associado.
Mensagens na interface de música
Por fim teremos a interface de envio de mensagens escritas. Este sistema permitirá que as mesmas sejam ditadas, mas com duas possibilidades.
Ou a mensagem é ditada de uma única vez, sendo indicado o destinatário e a própria mensagem, ou em várias fazes, em quem o utilizador define primeiro que quer enviar uma mensagem, depois o destinatário e por fim a própria mensagem.
Esta última opção irá fazer com que o sistema tenha alguma interacção com o utilizador, pedindo-lhe a informação que necessita para poder enviar a mensagem.
Toda esta informação foi criada a partir de dados que foram fornecidos e detalhados ao site Android Police e as próprias interfaces podem ter sido alteradas.
Por ser um produto ainda em desenvolvimento pela Google é muito provável que estas mudem, mas a base do sistema deverá ser mantida e a forma de interacção com os utilizadores também.
Estes primeiros passos mostram que a Google está a caminhar no sentido de apresentar uma alternativa ao que a Apple já colocou no mercado e que a própria Microsoft quer criar.