Pplware

Super Mario Run já chegou ao Android, mas é apenas um malware

O jogo Super Mario Run tem sido um verdadeiro caso de sucesso. Depois de conquistar o iOS, prepara-se para abraçar o Android e voltar a repetir a aceitação que teve.

Mas como em todos os sistemas, há já quem se esteja a aproveitar do interesse dos utilizadores. Uma suposta versão do Super Mario Run anda a circular na Internet, mas é apenas malware.

A Nintendo não podia estar mais satisfeita com as prestações do Super Mario Run. Em apenas 4 dias tornou-se uma das aplicações mais descarregadas da App Store, com mais de 40 milhões, batendo outros rivais de peso.

Ao chegar ao Android, onde está já disponível em pré-registo, o interesse aumentou ainda mais, o que levou a que fosse lançada na Internet uma versão que nada mais é do que uma nova versão de um malware bem conhecido, o trojan Android Marcher.

Como ataca este malware

Ao ser instalada, a aplicação pede permissões administrativas e para mudar configurações do Android. Depois, limita-se a bloquear o acesso à Play Store e a aplicações de homebanking, mostrando uma janela onde o utilizador deve colocar os seus dados do cartão de crédito.

Ao serem fornecidos esses dados, os mesmos são passados para os atacantes, sendo depois usados para fazer pagamentos na Internet, sem o consentimento do utilizador.

Como se defender deste novo Super Mario Run

Claro que o problema continua na escolha dos utilizadores em instalarem aplicações fora da Play Store, algo que não deverá ser feito, ainda para mais em aplicações distribuídas na Internet sem qualquer controlo.

Mas, caso caiam no erro de instalar esta aplicação, não devem de todo fornecer dados do cartão de crédito nestas situações. Estes dados não são pedidos pela Google de forma directa.

O Super Mario Run, e o seu sucesso no iOS, está a aumentar o interesse e isso tem sido usado para ataques e para roubar dados dos utilizadores. Infelizmente é algo normal e que todos devem estar preparados para conseguir evitar.

Exit mobile version