Pplware

Sunway TaihuLight: O novo supercomputador líder do TOP 500

No TOP das máquinas mais poderosas do mundo a China sempre se destacou no ranking graças ao Tianhe-2 (aka Milky Way-2) – a máquina mais poderosa da actualidade (ou até agora).

Mas, de acordo com as informações recentes, a China volta a surpreender nesta área ao construir um o supercomputador mais rápido do mundo mas com a particularidade de ter apenas componentes “made in china”.

De acordo com as informações disponibilizadas no top500.org, o Sunway TaihuLight é cerca de duas vezes mais poderoso e três vezes mais eficiente que o seu antecessor, que tinha também sido construído na China, mas com tecnologia Intel (Norte-Americana), o Tianhe-2.

O Sunway TaihuLight foi criado pelo Centro de Investigação de computação paralela da China, tem uma performance de 93 petaflops (mil biliões de cálculos por segundo) e está a ser usado para modelização climática e pesquisa científica no Centro nacional da China para supercomputadores na cidade de Wuxi.

Com 167 máquinas presentes no top 500, a China passa também a ser, pela primeira vez, o país com mais supercomputadores. No TOP 10 podemos encontrar dois supercomputadores da China, quatro dos EUA e os restantes pertencem ao Japão, Alemanha, Suíça e Arábia Saudita.

O Linux continua a dominar por completo o segmento dos supercomputadores. De acordo com os dados, no TOP 500 existem 497 máquinas que correm Linux. 

As restantes têm como sistema operativo o Unix, não existindo assim qualquer máquina com Windows.

TOP 500

Exit mobile version