Pplware

Sundar Pichai passou a gerir a maioria dos produtos da Google

Sundar Pichai, o homem forte do Chrome e do Android tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante dentro da empresa. O controlo que já tinha nos sistemas operativos que a Google desenvolve davam-lhe uma perspectiva diferente de qualquer um, ao ter sob a sua alçada um dos pontos mais fortes da gigante das pesquisas.

Mas os seus poderes foram agora alargados e Sundar Pichai tem sob seu controlo a quase maioria dos produtos da Google. Responde directamente a Larry Page e é o novo homem forte da Google.

A mudança que agora foi levada a cabo teve a mão de Larry Page e coloca Sundar Pichai à frente da maioria dos produtos da Google.

A somar à vasta lista de produtos que já tinha sob a sua alçada, Sundar Pichai recebe agora a investigação, a pesquisa, os mapas, o Google +, o comercio e produtos de publicidade, e as infraestruturas.

Esta mudança foi colocada em marcha pelo próprio CEO da Google que pretende de dedicar-se mais aos projectos que vão manter a Google como uma empresa de inovação e de ideias revolucionárias.

Larry Page quer tomar directamente conta de projectos como o Nest, o Calico ou o Google X, ao mesmo tempo que mantêm algumas das áreas mais importantes de gestão da Google.

A estrutura da empresa vai ser mantida, sendo apenas alterada a camada de gestão dos diferentes produtos que a Google tem, que passam para as mãos de Sundar Pichai, que reportará directamente a Larry Page.

A presença de Sundar Pichai no universo Google vem já de há alguns ano, tendo entrado para a Google em 2004, onde foi trabalhando em vários projectos.

Os seus principais produtos são sem qualquer dúvida o Google Chrome e o Chrome OS, mas já trabalha no desenvolvimento do Gmail e do Google Maps, tendo recebido em 2012 a gestão das Google Apps. Desde o ano passado que tem também sob a sua alçada os desenvolvimentos do Android, após a saída de Andy Rubin.

É curioso ver que no meio deste processo a gestão do YouTube não foi transferida para Sundar Pichai, tendo-se mantido mas mãos de Susan Wojcicki, que está na empresa desde a sua fundação, e que repostará directamente a Larry Page.

Não se espera que mudanças venham a ter qualquer impacto directo nos desenvolvimentos dos produtos da Google. É apenas uma mudança na liderança de alguns dos mais importantes produtos da Google, que passam a ser encabeçados e dirigidos por um dos homens que mais experiência tem dentro da gigante das pesquisas.

O trabalho que tem vindo a realizar com o Chrome (browser e OS) e com o Android são a prova da sua capacidade e também da sua visão. Espera-se que estas sejam agora alargadas aos restantes produtos da Google que passará a gerir.

Exit mobile version