O cheiro de ovos podres faz logo com que qualquer pessoa pense em vomitar, pois, na verdade, esse odor é repugnante e desagradável, mas, e se um dia esse cheiro puder ajudar a alimentar comboios de alta velocidade? Estranho?
Mas é verdade, através do Sulfureto de Hidrogénio, um composto químico que emite o cheiro de um ovo podre, poderá vir a tornar-se um supercondutor com um enorme potencial.
O que são supercondutores?
Os supercondutores são materiais que conseguem canalizar corrente eléctrica sem qualquer resistência, tendo sido descobertos no início do século XX.
Deste então, estes materiais têm vindo a ser utilizados para os mais variados fins, aceleradores de partículas, máquinas de ressonância magnética, tecnologias que podemos usar no dia a dia em fornos microondas ou smartphones, entre muitos outros. Mas estes supercondutores têm um problema: necessitam de muita energia e temperaturas extraordinariamente baixas, algo como –70 °C para conseguir transformar estes compostos químicos em algo útil. Além de que, os supercondutores de temperaturas mais altas são caros.
Sulfureto de Hidrogénio pode ser a solução milagrosa
Para tentar arranjar solução para estes problemas, um conjunto de investigadores do Instituto Max Planck for Chemistry na Alemanha, começou a apertar pequenas quantidades de Sulfureto de Hidrogénio para 1,6 milhões de vezes da pressão atmosférica, tornando este composto num supercondutor a temperaturas que realmente existem à superfície do planeta Terra.
Cheira a ovo podre?
Na verdade, esta descoberta está a deixar muitos cientistas entusiasmados, pois isto pode significar uma completa mudança na transformação de compostos químicos em supercondutores.
Um dado curioso é o que os investigadores “cheiraram”. Mesmo que o odor seja de ovos podres, sem dúvida que esta descoberta poderá vir a ser considerada como o Santo Graal dos supercondutores.