Uma página do Orkut terá servido de inspiração a um grupo de jovens portugueses para o suicídio colectivo. Uma inconfidência de um dos membros do grupo acabou por evitar o pior.
O caso conheceu ontem o menos infeliz dos desfechos, com a intervenção da GNR, a Comissão de Protecção de Crianças e Menores em Risco e um procurador-adjunto do Ministério Público, noticia o Correio da Manhã.
As autoridades confrontaram encarregados de educação e um dos membros de um grupo de jovens de Vale de Cambra que estaria a preparar um suicídio colectivo, tendo como inspiração algumas páginas dedicadas à auto-mutilação que se encontravam alojadas no serviço de conversação Orkut.
A maioria dos membros do grupo tem aulas na escola Secundária de Vale de Cambra. Há suspeitas de que o grupo também teria membros no Brasil.
O caso acabou por ser desvendado através de uma inconfidência de uma amiga do jovem que ontem foi inquirido pelas autoridades. Na Internet, o jovem informou uma amiga dos planos para a realização de uma acção de suicídio colectivo.
Ao saber do plano, a jovem alertou a mãe que, por sua vez, informou as autoridades. Não se conhecem mais contornos sobre este caso.