Como já tive a oportunidade de referir em alguns artigos, eu sou um amante e praticante de BTT e ciclismo. Além do mundo da tecnologia, as bicicletas ocupam um lugar de destaque no meu dia a dia e sempre pensei como seria juntar a tecnologia às bicicletas (aproveitando que agora as bicicletas estão muito na moda em Portugal…é o hype!). Um dos projectos bastante conhecidos que junta as bicicletas e a tecnologia é o Yike bike. Recentemente fiquei a conhecer as bicicletas STARKE. Vamos conhecer quais as características destas interessantes bicicletas.
Como muitos ciclistas/bttistas, tenho um blog onde disponibilizo muitas fotografias de paisagens fantásticas que vou capturando ao longo dos percursos. Se antes tínhamos de levar uma máquina fotográfica e o telemóvel, nos dias de hoje conseguimos ter tudo isso no smartphone e ainda temos a possibilidade de registar (recorrendo ao GPS) os trilhos. No entanto, como sabemos, um dos problemas dos smartphones é a bateria e após algumas fotografias e o acesso à Internet para partilha imediata nas redes sociais faz com que a bateria se esgote rapidamente…não permitindo assim captar todos os momentos. E se na bicicleta pudéssemos carregar a bateria do dispositivo?
A serie STARKE (modelos 1, 2, 3, e Sub Zero) são bicicletas que incorporam portas USB para alimentação dos mais diversos dispositivos como por exemplo smartphones/tablet, máquinas fotográficas, telemóvel, GPS, etc. O sistema de carga recorre a um dínamo que produz energia para alimentação dos dispositivos.
A Starke 1 e 2 possuem um uma bateria por baixo do selim (bateria pesa cerca de 2,7 kg) que tem a capacidade de “guardar” a energia gerada para carregamento de dispositivos ou então para ser usado no sistema de iluminação da própria bicicleta.
Segundo informações da própria empresa, a série Starke será lançada nos EUA em 2012 e neste momento ainda não existe qualquer informação sobre o preço.
Vai uma volta neste gadget?