Os problemas de segurança nos serviços Web voltaram a ser assunto do dia. Depois do eBay e do iCloud, é agora a vez do Spotify alertar os seus utilizadores para uma quebra que ocorreu nos seus serviços.
O impacto desta quebra foi de tal ordem que o Spotify viu-se obrigado a lançar uma nova versão do seu cliente para Android. Esta actualização é obrigatória e remove do sistema a versão anterior.
O anúncio desta quebra de segurança no Spotify foi feito pela própria empresa no seu blog e revelou que apenas os atacantes apenas conseguiram chegar aos dados de um utilizador e que nesses dados não estava presente informação crítica.
Esse utilizador foi de imediato contactado e foi pedido que alterasse os seus dados de acesso, para prevenir qualquer problemas. Mesmo com esta intrusão limitada, o Spotify tem estado a pedir a outros utilizadores que alterem as suas passwords, numa medida meramente preventiva.
Mas o empenho com a segurança do Spotify levou a que o problema fosse analisado de forma exaustiva e como resultado dessa análise foi criada uma nova versão do seu cliente para o Android.
Esta nova versão trata de alguns problemas de segurança descobertos e, principalmente, leva a que as versões anteriores que estejam instaladas sejam removidas do sistema.
Esta nova versão trata de todas as actualizações necessárias, guiando o utilizador nos passos necessários. A própria versão anterior, quando lançada, apresenta ao utilizador a informação sobre a necessidade de actualização.
Infelizmente, e por se tratar de uma versão completamente nova, todas as playlists que tivessem carregadas na versão anterior vão ter de ser novamente enviadas para o dispositivo.
O Spotify não detectou qualquer problemas com as restantes versões do seu cliente e por isso não são necessárias quaisquer medidas nos casos do iOS e do Windows Phone.
Como é normal nestas situações, o Spotify recorda os seus utilizadores que apenas devem instalar aplicações que estejam presentes na loja de aplicações do Android e que devem desconfiar de versões não oficiais ou que sejam disponibilizadas fora dos canais normais.
Todos os utilizadores do Spotify no Android devem proceder de imediato à actualização da aplicação. Só desta forma ficam imunes a possíveis problemas.