As unidades de armazenamento continuam a ter um papel fundamental na performance e design de qualquer sistema.
Cada vez mais, os dispositivos têm uma maior capacidade de armazenamento, atingindo hoje os Terabytes, e são cada vez mais pequenos. As drives SSD têm sido uma alternativa aos discos mecânicos, para quem necessita de performance, mas há algumas desvantagens.
Sabe-se agora que uma falha do Spotify pode estar a dar cabo do seu SSD. Saiba porquê!
Depois do Firefox, há agora informaçãoque o Spotify poderá estar a danificar/encurtar a vida do seu SSD e o problema é sempre o mesmo… uso excessivo! A “falha” tem sido reportada e debatida por vários utilizadores no Reddit e Hackers News e afecta as versões da app para Windows, Mac OS e GNU/Linux.
Na prática, e de acordo com os utilizadores, o Spotify chega mesmo a gravar mais de 10 GB de dados em apenas uma hora o que significa, em alguns casos, mais de 700 GB dia como reportado.
As últimas informações revelam que o problema está associado a uma função que realiza a compactação contínua da base de dados. Os responsáveis pelo serviço já reconheceram a falha e referiram que a versão 1.0.42 corrige o problema. Esta actualização estará disponível nos próximos dias.
Entretanto, dependendo do sistema, podem ver o espaço em uso pelo Spotify nas seguintes localizações:
- Windows: C:\Users\USERNAME\AppData\Local\Spotify\Storage
- Mac OS: /Users/USERNAME/Library/Caches/com.spotify.client/Storage/
- GNU/Linux: ~/.cache/spotify/Storage/
Caso seja utilizador do Spotify e tenha uma drive SSD, esteja atento à disponibilização da nova actualização que passa a resolver (esperemos), de forma definitiva, este problema.
Via: arstechnica