A missão estava prevista para acontecer ontem, mas a descoberta de um problema técnico num dos motores do foguetão Falcon 9 levou a empresa aeroespacial norte-americana SpaceX a adiar o lançamento para hoje.
De acordo com as informações, a nave não tripulada leva alimentos e equipamentos para astronautas da Estação Espacial num peso que ronda os 2500 quilos. O lançamento desta nave foi feito da plataforma da NASA de onde partiram os primeiros astronautas que chegaram à Lua, em 1969.
Sucesso na missão da SpaceX de hoje.
A empresa lançou uma nave espacial que está já a caminho da Estação Espacial Internacional. Apesar do tempo estar nublado, tal não foi o suficiente para impedir a SpaceX de lançar o foguete que decolou do Complexo de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy. A nave não deve chegar à estação internacional antes de quarta feira.
Para quem segue esta área, certamente se lembrará que foi deste complexo que arrancou a missão Apollo 11, que levou os primeiros seres humanos para a Lua em 1969. Esta é a primeira vez que este complexo de lançamento é usado desde o lançamento do Space Shuttle em 2011.
LIFTOFF! The @SpaceX #Dragon spacecraft leaves Earth to deliver cargo and supplies to @Space_Station: https://t.co/mzKW5uDsTi pic.twitter.com/290v3yjvYu
— NASA (@NASA) February 19, 2017
Este é o primeiro lançamento de uma nave da SpaceX na Florida depois das explosões registadas em 2016. Gwynne Shotwell, CEO da SpaceX, revelou que o objetivo é “realizar um lançamento a cada duas ou três semanas”, um ritmo que será inédito na História da indústria aeroespacial.
Via Reuters