Pplware

Sony atenta a desenvolvimentos recentes!

Conforme o Pplware já aqui tinha anunciado, parece que a Playstation 3 se encontra praticamente vulnerável perante as últimas investidas vindas a lume que trouxeram ao mundo noticias de terem crackado finalmente a “PS3’s Security Key”. Deixámos no ar a questão sobre qual seria a posição da Sony sobre este assunto e parece que já há algumas reacções.

Enquanto por um lado, a Sony afirme que se encontra atenta a todos estes desenvolvimentos, por outro afirma que conseguirá suster esta torrente de acções e desbloqueios. Mas será mesmo assim?

Segundo o hacker GeoHot e o grupo hacker fail0verflow, neste momento dificilmente há alguma coisa a fazer, pelo que a Playstation 3 encontra-se agora indefesa, mas a Sony afirma …

Segundo entrevista recente ao site Edge, representantes da Sony afirmam que vai conseguir corrigir estas hacks através de “through network updates,”, mesmo apesar dos próprios hackers terem indicado de forma concreta que tal não seria possível.

We are aware of this, and are currently looking into it,” afirmou ainda a mesma fonte à Edge, “We will fix the issues through network updates, but because this is a security issue, we are not able to provide you with any more details.

Um destes detalhes, e que a Sony não comenta ainda, é talvez o mais importante de todos, e que se prende com o facto de este problema específico não poder ser corrigido com updates. Uma vez que a Root Key é o checkpoint central da Playstation que determina se um determinado software que está a tentar ser corrido na consola, é legítimo ou não, os principais hackers envolvidos no processo afirmam que tal update correria sério risco de tornar todo o software anteriormente instalado e corrido na consola, impraticável.

The complete console is compromised — there is no way back,” afirmou entretanto, “pytey”, um membro do grupo hacker fail0verflow, à BBC. “The only way to fix this is to issue new hardware. Sony will have to accept this.

Enquanto que os hackers por detrás deste ultimo ataque à consola da Sony insistem em que as suas únicas motivações são as de obter a possibilidade de correr softwares próprios na consola (homebrew software), torna-se óbvio que abre portas inevitáveis à pirataria de jogos e é a esse aspecto que a Sony está mais atenta e pelo qual se sente mais ameaçada.

Parece que a Caixa de Pandora encontra-se praticamente aberta … resta saber agora o que a Sony pode efectivamente fazer para voltar a fechá-la.

Exit mobile version