Por Pedro Lemos para o PPLWARE.COM
As notícias relacionadas com o grupo Anonymous são recorrentes nos destaques da imprensa onde, infelizmente, na imagem transparecida pelos seus actos vigora o negativismo e apenas existe a ideia de terrorismo cibernético e crimes relacionados.
No passado dia 29 de Junho foi levada a cabo uma iniciativa por um grupo de jogadores-comentadores do YouTube, os “The Creatures”, que organizou um stream online, de 24 horas, na tentativa de angariar fundos para a Cruz Vermelha e para os Bombeiros Profissionais de Colorado, devido aos desastrosos incêndios que já consumiram mais de 350 casas. Alguém não gostou dessa boa iniciativa e desencadeou um ataque DDoS para deitar abaixo essa transmissão. Quem acudiu?! Sim, o grupo Anonymous!
Durante a transmissão, o grupo “The Creatures” que pretendia o sucesso na sua acção de solidariedade sofreu um ataque DDoS, o que por vezes impossibilitou essa transmissão. Perante a imperdoável atitude, o grupo Anonymous meteu as mãos à obra e revelou-se “um salvador”.
O grupo Anonymous, tentou, durante toda a transmissão, travar o DDoS para que a acção solidária continuasse sem problemas e mais dinheiro fosse angariado. Uma atitude que muitos pensam que nunca seria tomada. Uma atitude não de revolta mas sim de entreajuda e de solidariedade. Uma atitude que muitas vezes é ignorada pelos media, que se concentram maioritariamente em atitudes de “revolta” e de “ataque”, o que apesar das boas intenções também nesses casos, levam o público a obter uma imagem errada do grupo.
Os Youtubers conseguiram angariar cerca de 10100 dólares americanos (o equivalente a 7800 euros), valor que foi inteiramente doado às instituições do Colorado… com a ajuda do grupo Anonymous.
Daquilo que já conhece do grupo Anonymous, esperava que tal atitude fosse possível?