Sir Tim Berners-Lee é famoso por ter inventado a World Wide Web. Atualmente, uma grande parte da população mundial utiliza esta ferramenta, que se tornou essencial no quotidiano de todos.
No entanto, o inventor da Web encontra-se devastado com a atual corrente de falhas de segurança e invasão de privacidade que existe e está pronto para passar ao próximo nível com o seu novo projeto open-source chamado Solid.
Descentralizar a Web…
O projeto Solid não é propriamente novo. Tim Berners-Lee e a sua equipa já trabalham nele há algum tempo e construíram tudo tendo como base a Web que hoje conhecemos. Mas aquilo que querem alcançar com os seus esforços é ambicioso e vai aborrecer muitas empresas que geram lucro a partir dos dados dos seus utilizadores.
Assim, o Solid pretende descentralizar a Web e salvá-la, tirando poder às grandes empresas. O projeto oferece ferramentas que permitem a criação de aplicações que seguem as normas propostas pelo World Wide Web Consortium (W3C), uma comunidade internacional que pretende levar a Web a atingir o seu verdadeiro potencial.
O Projeto Solid dá ao utilizador a oportunidade de escolher onde é que a sua informação é guardada e que pessoas ou grupos têm acesso a certos tipos de dados. Deste modo, o poder é devolvido ao indivíduo. Sem dúvida, esta é uma missão difícil pois, atualmente, grandes empresas como a Google, a Facebook e Amazon dominam o mundo online e controlam uma enorme quantidade de dados.
Segundo Tim Berners Lee, “o projeto Solid altera o modelo atual em que os utilizadores têm que entregar informação pessoal às gigantes tecnológicas. Como todos descobrimos isso não vai de encontro aos nossos interesses. Através do Solid, a Web vai evoluir de forma a haver equilíbrio, em que cada indivíduo controla completamente e de uma forma revolucionária a informação que lhe pertence.”
O desafio: Adoção em massa…
O inventor da World Wide Web criou uma empresa startup chamada Inrupt, cuja missão é assegurar que o projeto Solid é adotado em massa por programadores, negócios e, eventualmente, toda a gente. Berners-Lee e a sua equipa reconhecem que existe ainda um longo caminho a percorrer mas, há alguns anos atrás, isto também aconteceu com a Web.
Para além disso, Tim Berners-Lee acredita que as pessoas estarão dispostas a pagar para terem a qualidade e garantias oferecidas pelo Solid.
Por exemplo, hoje as pessoas pagam para obter mais armazenamento em serviços como a Dropbox. Existe a necessidade do Solid e da diferente visão que irá fornecer.
Tim Berners-Lee
De acordo com a visão do inventor da Web existirão oportunidades para todos e novos negócios e ecossistemas irão surgir. Serão necessárias novas empresas, fornecedores de aplicações, consultores, designers e programadores. Mas as grandes oportunidades estão nos negócios ainda por criar.
Nas próximas semanas, os programadores terão oportunidade de começar a utilizar ferramentas da Inrupt para criarem as suas próprias aplicações descentralizadas.