Pplware

Sobreposição de vídeo chegará ao Google Chrome no próximo mês

O Google Chrome é o browser com mais utilizadores ao redor do mundo e a Google está constantemente a tentar melhorá-lo trazendo novas funcionalidades.

A próxima grande novidade a chegar ao Google Chrome chama-se sobreposição de vídeo (picture-in-picture) e permitirá aos utilizadores ver vídeos numa janela pop-out à medida que realizam outras tarefas.


Esta funcionalidade estará incluída na versão 69 estável do Chrome para Windows, macOS, Linux e Chrome OS, que deverá ficar disponível a 4 de setembro deste ano. Assim, os utilizadores serão capazes de visualizar conteúdo multimédia num rectângulo que pode ser colocado em qualquer parte do ecrã.

Os utilizadores que gostam verdadeiramente de fazer multitasking vão agradecer esta adição ao Google Chrome. Já não será necessário ouvir apenas o som do vídeo enquanto está a trabalhar ou a navegar noutras janelas ou separadores.

A sobreposição de vídeo do Chrome tem como base a API (Application Programming Interface) da W3C (World Wide Web Consortium), fundada por Tim Berners-Lee, e que é a principal organização de padronização da World Wide Web. Esta API funciona na grande maioria dos sites e os administradores poderão utilizá-la para personalizar a experiência de visualização de vídeo ao seu gosto. Poderão adicionar novos controlos, restrições e até reunir dados estatísticos.

Para ativar o modo de sobreposição de vídeo, os utilizadores do Chrome terão que clicar duas vezes diretamente no vídeo e depois escolher a sobreposição de vídeo no menu de contexto. Depois de efetuar estes passos, uma janela independente do browser, irá aparecer. Será permitido movê-la e alterar o seu tamanho original. Para além disso, a janela de vídeo terá os controlos habituais onde o utilizador pode fazer play, pause e fechar a janela.

O Safari, tanto para macOS como para iOS, permite utilizar a sobreposição de vídeo e no Android também é possível ver vídeos desta forma. Ainda assim, esta adição representa mais um esforço da Google para levar uma funcionalidade apreciada por muitos para os computadores, sem ser necessário instalar extensões. Deste modo, esta será uma solução nativa.

Espera-se que a versão 69 do Chrome seja uma grande atualização. Algumas modificações já reportadas incluem alterações ao nível do design e a possibilidade de integrar as notificações do Chrome no Centro de Ação do Windows 10.

Fonte

Exit mobile version