O Big Brother continua a funcionar. Segundo foi reportado por várias fontes, a NSA, agência de segurança nacional norte-americana está a seguir os utilizadores de Bitcoin. A NSA está a monitorizar o Blockchain da rede Bitcoin e a registar todos os movimentos dos utilizadores nesta rede distribuída.
Os Documentos de Edward Snowden
Depois de, em 2013, Edward Snowden ter revelado o sistema de vigilância de massas do governo norte-americano, os jornalistas envolvidos no caso, nomeadamente, Glenn Greenwald e Laura Poitras, decidiram criar uma organização mediática para dar a conhecer ao público informações que muitas vezes são escondidas propositadamente por governos e outras entidades. Chamaram-lhe The Intercept.
Esta semana, o The Intercept, através de documentos obtidos por Edward Snowden, revelou que a agência de segurança dos Estados Unidos está a vigiar todos os utilizadores de Bitcoin ao redor do Mundo. As informações obtidas indicam também que esta é uma das grandes prioridades da NSA neste momento.
Além disso, sabe-se também que o plano da NSA não passa apenas por seguir os utilizadores de Bitcoin no Blockchain. De acordo com as informações reveladas, a agência norte-americana continua a analisar ativamente o tráfego global de dados na Internet e utiliza software que diminui a privacidade dos utilizadores.
OAKSTAR e MONKEYROCKET
Segundo os dados revelados, a NSA tem vindo a monitorizar toda a atividade dos utilizadores de Bitcoin na Internet desde 2013 através de um programa chamado OAKSTAR. Além disso, outra fuga de informação sugere que um subprograma do OAKSTAR chamado MONEYROCKET está a ser utilizado para identificar os utilizadores que iniciam as transações e também aqueles que recebem as Bitcoins.
Segundo foi reportado, a NSA consegue coletar imensa informação pessoal dos utilizadores de Bitcoin, nomeadamente, palavras-passe, atividade na Internet e identificadores de dispositivos. O famoso sistema XKeyScore, revelado pela primeira vez em 2013, pode também estar envolvido neste esquema. Esta ferramenta funciona como um motor de busca para investigar ao pormenor tudo acerca dos utilizadores de Bitcoin.
Conclusão
Esta notícia surgiu após o governo norte-americano ter emitido palavras de aviso acerca da utilização de criptomoedas para financiar organizações terroristas e esquemas de lavagem de dinheiro. Eventualmente, os utilizadores de criptomoedas que realmente se importem com a sua privacidade irão optar por utilizar aquelas moedas virtuais que, de facto, sejam capazes de manter a sua verdadeira identidade anónima.
Zcash é uma boa opção…