Pplware

Snapchat: Apps de terceiros retiradas da loja do Windows Phone

Os problemas de segurança que atingiram o Snapchat tinham levado a que a empresa que dá suporte ao serviço de mensagens anónimas alertasse para o fim das aplicações de terceiros que fazem uso deste serviço.

Estes alertas tinha sido lançados depois de se descobrir que o ponto de entrada que originou a último roubo de mensagens, imagens e vídeos tinha partido de um site que usava as API’s do Snapchat de forma não autorizada.

Pois essa remoção de aplicações parece ter começado já, e justamente numa das plataformas onde o Snapchat não tem um cliente próprio, o Windows Phone.

A notícia do fim das aplicações criadas para dar acesso ao Snapchat e ao seu serviço que estavam disponíveis na loja de aplicações do Windows Phone foi dada pelo criador de uma das mais conhecidas.

Foi a remoção da aplicação 6snap que deu alarme e que fez outros irem procurar da presença das suas aplicações. Claro que tal como o 6snap também as restantes foram removidas.

Esta acção de remoção não foi antecedida de qualquer alerta aos criadores das aplicações e nem teve qualquer informação adicional da Microsoft ou da Snapchat.

Existiu apenas o alerta da Snapchat que iria iniciar a procura das aplicações não oficiais e sites web, e que colocavam em causa o seu serviço, tornando-se um potencial ponto de quebra de segurança.

Para além desta medida a Snapchat terá também já começado a desactivar as contas de utilizadores que tinha contactado antes e que usavam as aplicações de terceiros, alertando-os para o facto de se estarem a expor a problemas de segurança. Estes utilizadores ignoraram o pedido do Snapchat e continuaram a usar essas mesmas aplicações.

As mensagens iniciais indicavam que a continuação da utilização dessas aplicações poderia levar ao fecho das contas desses utilizadores, o que agora veio a acontecer.

Mas a remoção destas aplicações pode não ser definitiva, uma vez que a Snapchat indicou estar a trabalhar na criação de uma API pública que permita o acesso à sua rede, sem que comprometa a sua segurança.

O Windows Phone é uma das poucas plataformas onde o Snapchat não tem um cliente próprio e estas aplicações de terceiros eram a única forma destes poderem usar o serviço de mensagens que se destroem ao fim de alguns segundos.

Pode ser que num futuro próximo a Snapchat crie as ferramentas necessárias para dar a oportunidade aos programadores de criarem as aplicações que os utilizadores necessitam e pedem, mesmo para os sistemas onde o Snapchat ainda não tem presença.

Exit mobile version