Os bancos, com os seus serviços online, devem oferecer aos clientes a melhor segurança no acesso às funcionalidades. Nesse sentido são vários os mecanismos de autenticação que estão disponíveis para garantir a máxima privacidade e confidencialidade dos dados.
Se é cliente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) saiba que a partir de setembro será necessário o SMS Token para acesso à Caixadirecta. Saiba já como ativar.
O que é o SMS Token?
O SMS Token é uma credencial de segurança que complementa os atuais processos de autenticação e confirmação de operações no Caixadirecta e já é utilizado na confirmação de algumas operações através da introdução de um código de autenticação enviado por SMS para o seu telemóvel.
A ativação do SMS Token será necessária a partir de setembro. Associe o seu telemóvel ao Caixadirecta, adira já ao SMS Token.
Alguns exemplos de situações em que o SMS Token é utilizado no Caixadirecta:
- Efetuar uma transferência nacional, cujo montante diário acumulado seja superior a € 500;
- Efetuar um pagamento de serviços, cujo montante diário acumulado seja superior a € 150;
- Efetuar um pagamento de telemóvel com montante igual ou superior a € 50;
- Efetuar uma transferência internacional;
- Ativar o SMS Token;
- Subscrever o MB NET;
- Proceder à certificação de Beneficiário de Confiança.
Quando solicitar uma operação nas condições anteriores será enviado para o seu telemóvel um sms com:
- Os dados da operação (devem ser validados, ou seja, se estão corretos);
- Um código numérico que deverá inserir no Caixadirecta para validar a operação que está a efetuar.
Porque aderir ao SMS Token?
Ao associar o seu telemóvel ao contrato Caixadirecta (adesão ao SMS Token), será possível confirmar a sua identidade através da combinação do seu código de acesso com um código de segurança adicional que lhe é enviado por SMS, para o seu telemóvel.
Aderir e ativar o SMS Token no Caixadirecta
Se tem um telemóvel registado na base de dados da Caixa e certificado deverá realizar os seguintes passos:
- Entre no serviço Caixadirecta e selecione no menu a opção:
- Personalização > Gestão do serviço Caixadirecta > Gerir mecanismos > Alterar estado;
(Deve verificar que o estado está “Por Ativar”, a seguir selecione o contacto existente e a ativação do SMS Token é imediata aparecendo a informação Ativo).
Se o seu número de telemóvel existe na base de dados da Caixa, mas não está certificado ou se o seu número de telemóvel não está registado na base de dados da Caixa, então confira aqui os passos a seguir.
Ao aderir a este novo mecanismo está a garantir uma segurança adicional na sua autenticação aos serviços da CGD e também a garantir uma mais cómoda experiência no processo de autenticação. Esta alteração decorre ao abrigo do DL n.º 91/2018 que transpôs a nova Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (DSP2).
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