Actualmente quando se fala em telemóveis, já é natural pensarmos nos inovadores smartphones com que o mercado nos presenteia. O iPhone dispensa apresentações, mas, segundo uma análise de vendas nos EUA, parece que smartphones Android têm tido uma grande aceitação, e fazem mais sucesso entre os utilizadores.
A empresa de estudo de mercado, NPD referiu no dia de ontem, que smartphones com o SO Android, da Google, foram os que mais se venderam entre os consumidores nos USA, entre Abril e Junho deste ano.
Em percentagens, o Android teve 30% de telefones vendidos entre os smartphones, o que o colocou no primeiro lugar de vendas. Em segundo lugar, pela primeira vez desde 2007, ficou o BlackBerry da RIM, Research in Motion, com 28% de smartphones vendidos.
Já o iPhone, da Apple, vendeu 22% de smartphones, ficando assim no 3º lugar.
Relativamente aos telefones, a NPD avançou que foi o Droid da Motorola, o smartphone com SO Android que mais vendeu nesse segundo trimestre, seguido pelo Droid Incredible da HTC e do EVO 4G.
Segundo afirmou a própria Google recentemente, mais de 160 mil smartphones com Android foram activados por dia durante este segundo trimestre (entre Abril e Junho), e 65 mi só no primeiro trimestre (entre Janeiro e Março).
Realmente nota-se um grande sucesso do Android, mas parece que quando se trata de trocar de Android para iPhone, o panorama é diferente.
Segundo uma pesquisa site Mashable, 21% é o número de proprietários de smartphones Android que o trocariam por um iPhone. No entanto apenas 6% dos utilizadores de um iPhone deixavam o seu telefone por um Android ou outro SO.
Apesar de tudo, é pertinente questionar: será o SO Android uma ameaça para o iPhone?