O Skype, ainda antes de ter sido comprado pela Microsoft, e se ter tornado o centro da sua rede de IM, tinha um conjunto de ferramentas adicionais à sua função básica. Estas estão reservadas aos clientes Premuim e é parte do seu modelo de negócio.
Mas o Skype, ao abrigo do Collaboration Project, está a oferecer chamadas vídeo de Grupo gratuitas.
O serviço de chamadas de Grupo do Skype está disponível no seu serviço mais básico, mas com demasiadas restrições para poder ser usado de forma normal por qualquer utilizador. Para além da publicidade que está constantemente a ser mostrada, existe uma limitação do número de utilizadores que podem participar nestas chamadas de Grupo.
Apenas os utilizadores com contas Premium podem aceder às chamadas de Grupo em vídeo, o que a torna uma das funcionalidades que mais vezes leva os utilizadores a comprarem crédito junto do Skype, para depois poderem ter acesso na integra.
Mas o Skype, ao abrigo de um novo projecto, de nome Collaboration resolveu dar acesso durante um ano a chamadas de grupo a todos os que se registarem.
São cerca de 70 euros que vão ser creditados nas contas dos utilizadores e que vão poder ser usados para criar chamadas vídeo de Grupo.
Depois de registados vão receber na conta de email indicada um código para registarem com a vossa conta Skype, onde será creditado o valor que a Skype está a atribuir.
Este valor apenas poderá ser usado em chamadas vídeo de grupo e não será utilizável em chamadas de voz Skype.
Com este crédito vão poder realizar videochamadas de grupo até um máximo de 10 pessoas, com a Skype a recomendar 5 por chamada, partilhar o ecrã e vão deixar de ter presente a publicidade.
O Collaboration Project pretende que os utilizadores do Skype testem as funcionalidades que esta empresa tem para oferecer em situações do dia-a-dia, de modo a que estes vejam as vantagens de usar estes serviços.
É uma tentativa da Skype de mostrar aos seus utilizadores que também está presente com funcionalidades que a concorrência oferece e que são elementos de escolha por parte dos utilizadores.
Os códigos e os valores atribuídos pelo Skype no Collaboration Project têm a duração de 12 meses e devem ser reclamados até ao dia 30 de abril de 2014 e o prazo de um ano começa a contar a partir do momento da activação.