Pplware

Sites «amigos» das crianças…

«manipulam» os mais jovens! As crianças são manipuladas frequentemente pelos sites considerados amigos dos mais jovens no sentido de comprarem produtos on-line, de acordo com um relatório.

Um estudo lançado pela Consumer Reports WebWatch e a Mediatech Foundation concluiu, segundo o portal Vnunet, que é comum as crianças a partir dos dois anos e meio irem à Internet e que os portais mais populares entre os mais jovens são «moderadamente» ou «muito» comercializáveis.

Os investigadores constataram que a maioria dos sites, incluindo os jogos on-line, promove a ideia de consumismo.

A técnica mais utilizada segue o modelo «recompensar pelo trabalho», premiando as crianças com pontos, moedas ou notas que podem ser utilizadas para «comprar» itens, como roupa, maquilhagem, televisões e outros acessórios, para os seus animais de estimação ou avatars virtuais.

O relatório refere ainda que os websites atormentam frequentemente as crianças, apresentando-lhes opções aliciantes e até ameaçando que as suas criações on-line vão deixar de ser acessíveis se não se efectuar um pagamento.

«As crianças adoram ir à Internet» e existem «exemplos de conteúdos on-line de qualidade», afirmou Warren Buckleitner, editor da Children’s Technology Review e autor do relatório.

«Mas após assistir a dez horas dos típicos jogos on-line, nós ficamos chocados com a extensão do comportamento manipulativo existente», acrescentou Warren Buckleitner.

«O estudo demonstra que nem os pais nem os publicadores sabem o que acontece realmente quando as crianças navegam na Net. Idealmente, os sites de crianças deveriam ser desenhados por pessoas com uma formação sobre o desenvolvimento das crianças e não com MBAs», frisou o autor do relatório.

Beau Brendler, director da Consumer Reports WebWatch, afirmou que os pais devem monitorizar on-line as acções dos seus filhos e averiguar quais os seus sites preferidos.

Fonte: Sol

Exit mobile version