Pplware

Site exibe na Web imagens de casas e lojas em Portugal

São 254 os locais portugueses expostos num site que transmite em directo, na Internet, as imagens de câmaras de vídeo-vigilância, num total de 73 mil câmaras espalhadas por todo o mundo.

Numa plataforma criada com o intuito de mostrar o quão fácil é aceder aos sistemas de vídeo-vigilância, é colocada em causa privacidade de milhares de pessoas em todo o mundo.

As imagens em directo captadas através de câmaras de vídeo-vigilância, colocadas em estabelecimentos públicos ou mesmos em casas de habitação por todo o mundo, estão a ser divulgadas no site Insecam. São as imagens de 73 mil câmaras, 254 das quais são portuguesas.

Com restrição de acesso através da password original do sistema de vídeo-vigilância, ou simplesmente de acesso livre, é possível espreitar o que se vai passando dentro de muitas lojas e casas em todo o país.

O site foi criado com o objectivo de alertar para a facilidade que existe em aceder a este tipo de imagens com a simples utilizado do Google, sem necessidade de recorrer a qualquer actividade de hacking.

Segundo avança o DN, a Polícia Judiciária referiu que já está ao corrente do caso mas, uma vez que o site está registado na Rússia, não pode intervir.

Manuel Lopes Rocha, advogado especialista em segurança informática, referiu ao DN que “como é óbvio, esta recolha de imagens não autorizadas é ilegal. É uma intrusão à vida privada das pessoas e uma afronta à lei da protecção de dados”.

Exit mobile version