A tecnologia está presente em todas as áreas. Apesar de no segmento automóvel se começar agora a ouvir falar muito em sistemas informáticos inovadores, a verdade é que grande parte dos veículos já possuem alguns sistemas inteligentes, como é o caso do sistema de autodiagnóstico (On-board diagnostics).
Uma descoberta recente vem agora mostrar que os veículos que tenham um sistema informático de autodiagnóstico podem ser “atacados” remotamente usando uma simples mensagem.
Recentemente um conjunto de investigadores da Universidade de São Diego, na Califórnia, descobriu que é possível controlar remotamente os veículos que possuam um sistema On Board Diagnosis-II, mais conhecido como OBD-2 (Já conhece o Torque para Android?). Através deste sistema, também designado como unidade ECU do automóvel, é possível, por exemplo, obter em tempo real dados como:
- temperatura do motor
- emissões de CO2
- rotações do motor
- consumos de combustível instantâneos
- médias de consumo de combustível
- temperatura do ar de admissão
- …entre outros.
Através dessa interface os investigadores mostraram que é possível controlar alguns componentes do carro, com por exemplo os pára-brisas e accionar o sistema de travagem usando uma simples mensagem.
Obviamente que o problema aqui é usarem-se Dongles OBD2 “maliciosas”, com suporte para tecnologia Wifi ou bluetooth que permitam aos atacantes o acesso aos veículos remotamente. Os investigadores revelaram também que há muitos carros que usam estas interfaces, especialmente em Espanha (conclusão tirada via ferramenta online Shodan), onde o acesso à informação das mesmas é fácil.
VIA: Wired