Pplware

SIRESP: Afinal as falhas duraram quatro dias

À medida que os dias vão passando, mais informações vão sendo conhecidas sobre o que se passou afinal com o já popular Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

Em resposta ao despacho do primeiro-ministro António Costa, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) assumiu falhas na rede SIRESP, entre sábado e terça-feira, no teatro de operações de combate ao incêndio de Pedrógão Grande.


Foi às 19h45 de sábado que foram registadas as primeiras falhas do SIRESP. A informação consta da carta enviada pela ANPC a António Costa e que está disponível aqui, no Portal do Governo.

Poder-se-á inferir que, desde as 19:45 do dia 17 de junho até ao dia 20 de junho, se verificaram falhas na rede SIRESP no Teatro de Operações. Por forma a minimizar as falhas da rede SIRESP, foram utilizadas as comunicações de redundância, nomeadamente, REPC – Rede Estratégica de Proteção Civil e ROB – Rede Operacional de Bombeiros, conforme se pode constatar na fita do tempo do sistema SADO (Sistema de Apoio à Decisão Operacional)

Para tentar minimizar as falhas do SIRESP, a ANPC solicitou duas estações móveis. No entanto, a estação móvel pertencente à GNR estava inoperacional e a outra afeta à PSP estava em reparação.

O presidente da ANPC refere que o incêndio de Pedrógão Grande foi registado no dia 17 de junho, às 14:43, “com uma evolução muito rápida em todo o teatro de operações (TO), com excepcional necessidade de recurso às habituais redes de suporte às comunicações operacionais, SIRESP e ROB”.

De acordo com o registo no SADO (Sistema de Apoio à Decisão Operacional), as primeiras falhas ao nível das comunicações, inclusive na rede GSM [de comunicações móveis], são registadas pelas 19:45 [de sábado]. Após esta hora, existem vários ‘reports’ de dificuldades sentidas ao nível global das comunicações, designadamente entre o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria e o Posto de Comando Operacional (PCO), instalado em Pedrógão Grande e entre este e os operacionais no terreno”, adianta o presidente da Proteção Civil

Na carta pode ler-se ainda que a falha do SIRESP “fez-se sentir, sobretudo, ao nível do comando e controlo das operações, por não permitir, em tempo, o fluxo de informação entre os operacionais e o posto de comando”.

Perante a resposta da Protecção Civil, relativamente às falhas do SIRESP, o primeiro-ministro António Costa pediu já o “cabal esclarecimento do ocorrido” junto da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e admite que poderá ser “relevante para o inquérito em curso”.

Sabia que…

Suportado numa rede TETRA trunking digital, o SIRESP permite, através da definição de grupos de conversação, que cada entidade o utilize como a sua rede privativa, independente das restantes, mas também, em caso de necessidade de coordenação, que todos os grupos que concorram para a resolução de uma determinada situação de emergência sejam facilmente colocados em conversação, de acordo com regras pré-definidas ou a serem estabelecidas em cenários não previstos.

O SIRESP é composto por:

Como ser solidário?

Atualmente são várias as ações de solidariedade que estão a decorrer em Portugal e no mundo. Deixamos aqui algumas formas de também fazerem parte desta causa.

Exit mobile version