Pplware

SINFO – Primeiras impressões & palestra Richard Stallman

Começou dia 28 de Fevereiro, a SINFO, XIX Semana Informática que decorre no Instituto Superior Técnico da Alameda e o Pplware andou por lá no primeiro dia. Contando com ilustres convidados das várias áreas da informática e tendo o ingrediente para uma semana de luxo será que o primeiro dia correu de acordo com as expectativas?

 

Sem dúvida. Assim que se sai no Metro da Alameda vê-se o grande sinal do aniversário do IST (fez 100 anos) num dos edifícios e à medida que nos aproximamos consegue-se “cheirar” o típico ambiente de “geeks” da informática.

Facilmente chego ao meu destino pois o Pavilhão Civil está devidamente identificado por placas ao longo do percurso. Ao entrar nesse edifício deparo-me com o James Portnow com o seu ar meio louco com que já nos habituou, mas extremamente sorridente, algo que gostei pois é sinal que estava a ser bem tratado e que a SINFO o estava a receber de braços abertos.

Fui entao encaminhado para entrevistar o Nuno Subtil, engenheiro da NVIDIA convidado pelos organizadores da feira. Trabalha em Santa Clara e é conhecido com o “Android driver guy” pois foi um dos dois engenheiros que programou as drivers do Motorola Xoom que todos nós conhecemos. A entrevista será publicada posteriormente, mas num traço geral falou-se do Android, do Tegra2 e do Tegra3, o que diferencia os GPUs da NVIDIA com os da AMD, de Android… e de Android. Foi uma entrevista muito agradável, e aproveito desde já para agradecer ao Nuno a sua disponibilidade.

De seguida fui conhecer o espaço onde estavam algumas empresas nos seus pequenos stands. Basicamente são estas empresas que sustentam a SINFO, sem as quais não haveria fundos para poder trazer os ilustres convidados, pagar as suas estadias e ainda arranjar prémios que são sorteados no fim de cada palestra. Está um espaço pequeno mas acolhedor.

Às 14:00 dá ínicio a palestra do James Portnow. É uma pessoa altamente descontraída, mas muito conhecedor da indústria dos jogos. Foi uma palestra leve, divertida, onde a interacção do público foi o ponto chave do grande sucesso (estiveram cerca de 340 pessoas na sala). Falou-se de Game Designing e dos Aesthetics que todos os game designers precisam de pensar quando projectam um jogo, tais como a narrativa, o desafio, se nos transporta para o mundo da fantasia, se nos fazem pensar, se nos permitem interagir socialmente etc. Foram falados cerca de 100 jogos durante toda a palestra pois para ilustrar cada aesthetic o James pedia-nos para darmos exemplos de jogos que implementassem a aesthetic. Sem dúvida um momento de muita diversão, descontração ao mesmo tempo que James espalhava a sua magia e conhecimento de uma das indústrias mais rentáveis do mundo.

Às 17:00 entra em cena o Nuno Subtil. Com a sala um pouco mais vazia pois estiveram a decorrer 2 workshops ao mesmo tempo, mas mesmo assim com cerca de 120 pessoas. Tal como o Nuno me disse durante a nossa entrevista, a palestra seria um pouco de alto nível pois o público é ligeiramente mais generalista, e tal se confirmou. Falou-se de muitas temáticas, algumas dos quais eu vou dar destaque, como por exemplo os computadores nem sempre tiverem GPUs dedicados. Um GPU é um chip capaz de traduzir bits em imagem. Todos os CPUs conseguem fazer isso, mas o trabalho do CPU não pode ser processamento normal do sistema operative e processamento de gráficos, daí ter começado a poliferação de GPUs dedicados. Muita desta evolução impulssionada pela indústria dos jogos e do cinema. Esta “revolução” começou mais ou menos em 1997 com a entrada da Riva TNT2 e a primeira Geforce, pois foram estas que nos mostraram o verdadeiro poder de um GPU que hoje em dia consegue renderizar milhões de pixeis a uma qualidade incrível, coisa que era impossível há 20 anos. A tendência é para haver um melhor aproveitamento dos GPUs também para processamento do sistema operativo para ajudar o CPU. Os GPUs são muito mais potentes que qualquer CPU que exista, pois têm uma capacidade de processamento inacredítavel. Hoje em dia a grande evolução a nível de software está precisamente no aproveitamento do chip gráfico para renderizar, por exemplo, imagens e texto, algo que já começa a ser muito comum nos browsers mais modernos. A palestra entrou depois em pormenores mais técnicos, como código prático e algumas considerações acerca do mesmo.

Gostei bastante deste primeiro dia. Está tudo muito bem organizado pela equipa da SINFO onde a Ana Narciso, que faz parte da nossa equipa, é coordenadora. Recomendo vivamente a qualquer leitor que viva na área de Lisboa e arredores a visitar SEM falta. Quanto a moradores do resto do país… do que é que estão à espera?

 

Palestra Richard Stallman

O fundador da GNU e da Free Software Foundation, Richard Stallman está prestes a entrar para a sua palestra na SINFO. Já se encontra uma fila gigante até aos pisos superiores da sala de apresentações, portanto a expectativa é muito grande. A palestra será seguida ao detalhe e este post será actualizado ao minuto.

17:07 – Palestra terminada.

16:52 – Estamos agora na fase das perguntas e respostas.

16:35 – A palestra terminou com um pequeno leilão de um peluche com a forma de um “GNU” – um búfalo. O feliz contemplado pagou 80 euros.

16:26 – Agora Richard Stallman vestiu-se de “santo” e está a praguejar o culto do “emacs”. Emacs é um editor de texto muito famoso no mundo da programação. Ver aqui emacs.

16:21 – Falou-nos dos vários processos contra a pirataria que estão em marcha, tais como a ACTA. Disse-nos que temos de nos juntar contra estes processos pois são uma violação dos direitos humanos e que todos juntos conseguimos convencer os governos a não ir com estes processos para a frente.

16:04 – Tem estado até agora a falar do Linus Torvalds, muito do tempo a critica-lo, a criticar as distribuições que não são Free Software pois têm aplicações que falham as fundações do Free Software.

15:22 – Em 1990 o sistema operativo da GNU estava praticamente terminado, faltando apenas o Kernel que serve para alocar os recursos da máquina para o userspace (espaço onde correm as aplicações). Contrataram um programador para criar um Kernel baseado na ideia da micro kernel. Demoraram 6 anos para terem uma versão de testes, portanto em 1992 quando o senhor Torvalds mudou a licença do seu Kernel proprietário para a licença da GNU. Portanto o sistema operativo da GNU passou a correr o que nós em dia conhecemos por “Linux Kernel”.

15:16 – Stallman explica o que significa “GNU” – “Gnu’s Not Unix”. Uma pequena piada pois o sistema operativo GNU é baseado no Unix.

15:07 – Richard encontra-se a discutir as vantagens de se usar Free Software para os utilizadores e programadores. A melhor forma de exemplificar o que diz é olharmos para o caso do Android. Os programadores usam a source do SO e modificam-na para corrigir bugs e melhorar a performance dos devices. Ficamos todos a ganhar e não ficamos presos às versões que vêm das marcas em empresas que o Richard tanto critica.

14:51 – Compara Apple e Microsoft software como sendo malware pois impõe-nos uma série de mecanismos para nos controlar sem nós sabermos.

14:43 – Richard diz que quando lhe perguntam o que ele acha de pirataria ele responde “Pirating ships is a very bad thing”, quando lhe perguntam o que acha da pirataria no cinema ele responde “The first Pirates of the Caribbean was pretty good.” Não quer dizer com isto que seja a favor da pirataria.

14:35 – Explicação do que é Free Software. Para mais informação sugiro que visitem: GNU philosophy.

14:29 – Alguns pedidos de Richard Stallman como por exemplo não quer que coloquem fotos dele no Facebook desta palestra.

14:27 – Richard Stallman entra na sala e é recebido com um forte aplauso.

13:49 – Começam a entrar as primeiras pessoas na sala. Em poucos segundos praticamente metade da sala está preenchida.

 

Artigo relacionado: Press release SINFO

Exit mobile version