Pplware

Síndrome da visão do computador afecta milhões de pessoas

Síndrome da Visão do Computador é um problema que afecta cada vez mais pessoas, e o sinal que o poderá estar a afectar a si é aquele ardor nos olhos e visão turva.

Este é um problema que se desenvolve em pessoas que passam muito tempo em frente ao computador, sendo já considerada uma doença provocada pelas novas tecnologias e que poderá afectar 25% de quem está mais de três horas diárias em frente a um ecrã.

Recentemente um estudo publicado no Ophtalmology Journal, dava a conhecer que o problema da miopia irá afectar metade da população mundial, que se estima que ronde os 4,8 mil milhões de pessoas em 2050. Este problema tende a agravar-se com a utilização da tecnologia, nomeadamente com a visualização de conteúdos, em exagero, através de ecrãs.

Síndrome da visão do computador

Cada vez mais os nossos olhos são expostos a longas jornadas em frente ao ecrãs. Os computadores, smartphones e tablets mudaram a forma como trabalhamos e como interagimos na sociedade, mas o custo no campo da saúde paga-se pelas doenças que derivam da utilização excessiva.

É já normal, durante um dia de trabalho ou mesmo de aulas, uma pessoa sentir cansaço ocular, a visão desfocada ou até mesmo dores de cabeça. São sintomas comuns de quem está várias horas com os olhos fixos no ecrã. São estes os sintomas de uma doença oftalmológica ainda pouco falada: Síndrome da visão do computador.

 

Como se desenvolve este quadro clínico?

A síndrome afecta pessoas que passam três ou mais horas por dia em frente ao computador e a outros dispositivos “da moda”, como são os smartphones e tablets. Esta utilização está cada vez mais enraizada na sociedade e isso faz aumentar consideravelmente o potencial de pessoas que poderão ser afectadas.

No mundo, cerca de 70 milhões de pessoas que trabalham com computadores estão suscetíveis a desenvolver a síndrome, e é provável que esse número aumente ainda mais. Se pensarmos que hoje as crianças e adolescentes vivem com grande apetência para os dispositivos móveis, facilmente se percebe por que poderemos estar a falar de números bem mais alargados.

Um relatório sobre a síndrome publicado no jornal científico Medical Practice and Reviews, por especialistas em saúde ocular, lista o perfil de profissionais em risco de desenvolver a síndrome:

O relatório ressalva que “nenhum desses profissionais pode trabalhar sem o auxílio do computador”. Isso sem contar as milhões de crianças que passam horas a jogar no computador, nas consolas e nos dispositivos móveis.

 

Quais são os sintomas?

A síndrome constitui-se pelos seguintes sintomas:

 

Como prevenir?

Todos os que estão a ler este artigo já passaram horas seguidas em frente ao ecrã e, alguns, ou já tiveram ou estão a desenvolver estes sintomas referidos. Assim, e para promover a nossa saúde, em especial o bem estar da nossa visão, existe uma técnica que pode ser utilizada por todos para prevenir esta síndrome.

É conhecida como Regra 20-20-20 e é bem simples: a cada 20 minutos, parar 20 segundos e olhar para alguma coisa a 20 pés (cerca de seis metros).

 

Sugestões para prevenir problemas oculares frente ao computador:

 

 

Curiosidade

Um dos factores que nos diz que os nossos olhos estão a ficar irritados, é o número de vezes que “piscamos”. O facto de olharmos continuamente para os ecrãs levam a que haja uma maior probabilidade de eles secarem e ficarem irritados. Se normalmente uma pessoa pisca 17 vezes ou mais num minuto, quando está em frente a um ecrã de computador, por exemplo, a média cai e a pessoa pisca entre 12 e 15 vezes por minuto.

Exit mobile version