Pplware

Simplex+2018: Robô Lola está a chegar às lojas do cidadão

É já hoje que serão apresentadas as novas medidas que farão parte do programa de simplificação administrativa deste ano, o Simplex+2018. A apresentação oficial só acontecerá no início da tarde, mas as principais medidas já são conhecidas.

A assistente da Loja do Cidadão, a Robô Lola, e as faturas sem papel são algumas das novidades.


O Simplex nasceu em 2006 como um programa nacional para a simplificação administrativa e modernização dos serviços públicos. Em 11 anos de Simplex foram concretizadas mais de 1 200 medidas para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com o Estado e modernizar os serviços públicos, com impactos na economia, na vida das pessoas e nas condições de trabalho dos funcionários da administração pública.

Simplex+2018

O Governo vai apresentar hoje, quarta-feira, as medidas que fazem parte do Simplex+2018. O mágico Luís de Matos é o convidado para falar em nome de todas as pessoas que construíram o Simplex ao longo dos últimos 11 anos e, em seu nome, recordar que serviços como a casa pronta online, o IRS automático, o registo de nascimento na maternidade, o simulador de pensões, a renovação da carta de condução sem sair de casa, a declaração mensal de remunerações automática, o casamento online, as matrículas escolares online, o espaço óbito ou o agendamento de passaporte não aparecem por magia, são Simplex.

Ao todo serão 8 as novas medidas que serão apresentadas. Primeiro a Robô Lola, uma assistente para a Loja do Cidadão, que, numa primeira fase, apenas estará apenas disponível no Porto. Esta robô irá ajudar nas tarefas básicas, como por exemplo, indicar qual o tipo de senha que deve tirar.

A outra novidade já conhecida são as faturas sem papel, sendo que esta medida visa o envio de um comprovativo apenas pela via eletrónica. Segundo o que foi já revelado, estas faturas terão um QRCode.

Além destas medidas haverá também um Cartão para estrangeiros que irá permitir associar ao processo de autorização de residência de estrangeiros a atribuição dos números de identificação fiscal, de segurança social e de serviço nacional de saúde.  

Qual@Escola é outra das medidas que irá disponibilizar aos cidadãos uma plataforma de informação georreferenciada permitindo aos pais ter acesso a informação sobre as escolas públicas da zona em função das ofertas. A Parentalidade e abono de família automáticos serão agora mais simples de obter, sendo que a comunicação entre os cidadãos e a Segurança Social será mais simples.

Governo vai também criar uma plataforma digital que permitirá às empresas exporem os seus produtos online. A Contratação + simples será também uma das medidas da nova versão do Simplex, devendo ser criado um novo enquadramento legal. Por fim a Central de marcações que visa simplificar todo o processo de marcações online de serviços públicos.

 

Exit mobile version