O momento é crítico para muitos segmentos de negócio e nada parece ajudar. De acordo com informações, um erro informático levou a que fossem retirados milhares de euros a restaurantes. A SIBS, rede que gere o multibanco, já admitiu que ficou indevidamente com dinheiro das refeições pagas pelos clientes.
Com a pandemia, cada vez há mais pagamentos por esta via, supostamente é um método mais seguro, higiénico e mais rápido.
Erro informático nos TPAs dos restaurantes
De acordo com o Jornal I, a Rede SIBS fez “evaporar dinheiro” das contas bancárias de comerciantes. A entidade que gere a rede multibanco já veio admitir o problema, mas há quem ainda desespere pelos montantes que não recebeu. O jornal i sabe que esta situação terá afetado várias empresas, que, neste período, viram desaparecer das suas contas bancárias milhares de euros.
Há ainda informações, por parte dos comerciantes, que o dinheiro ainda não foi devolvido.
A SIBS referiu que ocorrência após ter procedido “nos passados dias 28 e 29 de outubro, a uma intervenção técnica programada, que, apesar de ter seguido todas as rotinas e processos com o intuito de não causar impactos na rede multibanco, originou um constrangimento inesperado nos fechos contabilísticos de TPA (terminal de pagamento automático) multibanco em alguns comerciantes”.
Por outro lado, a SIBS, garante que “a regularização dos montantes em causa foi efetuada, na esmagadora maioria dos casos, nos dias seguintes”. Além disso, é importante referir que a SIBS não faz qualquer tipo de movimento das contas bancárias dos utilizadores da rede.
Nota de esclarecimento enviada ao Pplware
Na sequência das notícias sobre um constrangimento em terminais de pagamento e o seu impacto num número limitado de comerciantes a SIBS vem esclarecer:
1) A SIBS procedeu, no passado dia 28, a uma intervenção técnica programada, que, apesar de ter seguido todas as rotinas e processos com o intuito de não causar impactos, originou um constrangimento inesperado em alguns fechos contabilísticos de TPA (Terminal de Pagamento Automático) que tenham sido realizados nos dias 28 e 29.
2) Foram efetuadas todas as ações necessárias, em conjunto com as instituições bancárias, para ultrapassar os constrangimentos e, à data de hoje, não é do conhecimento da SIBS que existam situações por regularizar.
Lamentamos o sucedido, e asseguramos que estamos focados em resolver esta situação fortalecendo os elevados níveis de qualidade e fiabilidade que caracteriza os nossos serviços.