Pplware

Shellshock: Apple lançou actualização para resolver problema

O Shellshock foi o mais recente problema de segurança a surgir na Internet. Afecta todas as máquinas com sistemas operativos baseados em Unix, o que engloba as muitas versões do Linux e até o OSX.

Sendo um problema que afecta as máquinas expostas na Internet, foi por isso urgente criar actualizações de segurança para eliminarem este problema.

Depois de várias distribuições Linux terem já apresentado a sua solução, surge agora a resposta da Apple na forma de uma actualização para o OSX.

A Apple já tinha vindo a público no final da passada semana alertar para o facto de que a maioria dos utilizadores do seu sistema operativo não estavam expostos ao Shellshock.

Segundo a empresa de Cupertino este problema apenas afectaria os utilizadores do OSX que tivessem serviços avançado configurados e a serem usados na Internet.

Na prática isto significava que todos os que tivessem o acesso por SSH, servidores HTTP ou FTP, ou outros serviços de rede estariam provavelmente expostos.

A Apple avisou também nessa mesma comunicação que estaria a trabalhar numa solução para o problema para os utilizadores do OSX e que muito em breve o lançaria.

Pois essa actualização surgiu hoje e está já disponível para download nos servidores da Apple. Na verdade são três as actualizações disponibilizadas, sendo cada uma dirigida aos sistemas operativos da Apple em uso.

Para aplicarem a actualização disponibilizada pela Apple apenas precisam de descarregar a que está ajustada ao vosso sistema operativo e executá-la.

O processo não requer qualquer reinicialização do sistema e actualiza a bash para uma versão mais recente livre de problemas.

Estranhamente a Apple está a disponibilizar a actualização da bash para resolver o problema do Shellshock fora da sua forma tradicional. Em vez de usar as actualizações do sistema coloca-as para download na sua área reservada ao suporte.

Mesmo com as indicações da Apple que este é um problema que apenas afectará os utilizadores que tenham serviços avançados instalados e a correr esta é uma actualização que todos devem fazer.

Só assim garantem que ficam imunes ao Shellshock e a outros problemas que dele advenham.

Se não conhecem o Shellshock vejam esta explicação

Exit mobile version