Pplware

Serviço de motoristas Uber nas estradas de Lisboa

Cada vez mais os serviços têm que evoluir e adaptar-se às necessidades dos seus utilizadores e exemplo disso é o novo serviço de transportes que chegou a Lisboa.

O Uber não é um serviço de táxi, é considerado uma espécie de motorista particular que garante o conforto no transporte e a comodidade tanto na requisição do serviço como no seu pagamento, já que todo esse processo é feito através de uma aplicação para smartphone.

O serviço Uber chegou agora a Lisboa, mas desde 2009 que já está em funcionamento em 40 países pelos quatro cantos do mundo.

O Uber é um serviço de transporte em veículos ligeiros mas que se afasta do convencional, nomeadamente dos táxis. Este serviço funciona através de uma aplicação para smartphone, ainda só disponível para Android e iOS, pela qual é possível solicitar o transporte, acompanhar a viagem e efectuar o pagamento.

Além do mais, os veículos também são um pouco diferentes. Para Lisboa apenas está disponível o UberBLACK que é composto por veículos de gama mais elevada, nomeadamente Mercedes-Benz Classe E e Audi A6, conduzidos por motoristas profissionais. Mas existem outros serviços que acomodam mais do que 4 passageiros, que incluem veículos comuns do uso do quotidiano a automóveis de luxo.

Este serviço pretende ser uma espécie de motorista particular que não necessita de reserva prévia e, garantem os responsáveis, evita esperas longas. A partir do momento em que é solicitado o transporte, o motorista recebe a informação da localização do utilizador e o utilizador consegue imediatamente saber quem é o motorista que lhe vai fazer o transporte, onde se encontra e quanto tempo demora até chegar até ele.

No final da viagem, o utilizador recebe um resumo do percurso no seu smartphone e efectua o pagamento, sem haver necessidade de troca de dinheiro com o motorista, tudo é feito através da aplicação. A avaliação dos motoristas é também um requisito importante exigido pela Uber.

Os preços variam consoante o tipo de transporte, mas em Lisboa, o UberBLACK tem uma tarifa base de 2 euros e 0,30€ por minuto, mais ou menos 1,10€ por quilómetro. Tem uma tarifa mínima de 8 euros e a taxa de cancelamento é do mesmo valor.

O Uber, pelas suas características e pela forma actua nas cidades, tem sido mote para protestos e manifestações por parte dos taxistas das várias cidades onde está fixado, e Portugal não é excepção, com a ANTRAL a considerar este serviço de “transporte clandestino”.

Apesar disso, pela facilidade em obter um transporte que terá mais conforto que a maioria dos táxis da cidade, que tira partido das novas tecnologias e tendências, sem que para isso se pague um preço exagerado, parece que os clientes só têm a ganhar.

Actualizado: O Uber já se encontra disponível para Windows Phone.

Homepage: Uber

Exit mobile version