Pplware

Série N da Nokia, passará a usar MeeGo

Reparou no sistema operativo do Nokia N8 que está na figura? Sim, falamos da principal jóia da coroa da Nokia nos últimos tempos. Repare bem para esta nova iteração do Symbian, porque será a última vez que a irá ver num Smartphone da Nokia.

Dowg Dawson relações públicas da Nokia, anunciou que a partir de agora todos os modelos série N irão utilizar o MeeGo a nova plataforma móvel baseada em Linux, desenvolvida pela Nokia e a Intel.

Mas será que esta decisão é inesperada?

É um passo natural, na evolução da Nokia no mercado de smartphones.

Ao Symbian apesar do seu aspecto “lavado” nesta última versão, ressentiu-se nos últimos tempos de uma maior comunidade e flexibilidade comparado com os seus rivais. Pelo menos até há alguns anos programar para esta plataforma era um autêntico pesadelo para os autores de aplicações.

O facto de a Nokia recentemente proceder ao “re-desenho” do Symbian e o ter tornado open source foi também uma estratégia que pecou por tardia, já que outras plataformas como o Android e o iPhone estavam a ganhar tracção e cada vez maior número de programadores.

Meego em Acção

A juntar a isto e depois das críticas positivas do N900 e do seu sistema operativo Maemo e da evolução incremental que apresentava e potencial, quando comparado com o Symbian, todos saberíamos que seria uma questão de tempo, até este último ter os dias contados no mercado de Smartphones.

De facto, a concorrência apertada fez que a Nokia fosse obrigada a ganhar tracção o mais rapidamente possível. E a nosso ver, terá sido uma decisão correcta (e provavelmente a única viável nesta altura) descontinuar o Symbian na série topo de gama da Nokia, já que a empresa finlandesa possui um parceiro de peso como a Intel no desenvolvimento do MeeGo.

Neste campo a Intel poderá ajudar bastante na experiência com o utilizador, já que não deixamos de fazer alusões ao interface bastante intuitivo e inovador estreado no defunto projecto Moblin (que aliás foi aproveitado para a nova iteração do MeeGo para Netbooks) e o esforço conjunto que já mostra imenso potencial no primeiro vídeo do MeeGo OS para Tablets.

Salientamos que o Symbian não irá desaparecer como plataforma, é esperado que continue a ser utilizado nos telemóveis de baixa / média gama, quer pela Nokia como por outros fabricantes como a Sony Erickson e a Samsung. Mas pensamos que este anúncio, poderá à partida prejudicar as vendas do N8 para os mais informados, que não ficarão nada entusiasmados em adquirir um smartphone cujo sistema operativo, terá os dias contados neste segmento de dispositivos.

A tendência será agora de esperar a geração seguinte de modo a ver a experiência que o MeeGo poderá nos reservar no Smartphones.

Artigos relacionados

Exit mobile version