Pplware

Serão os antivírus gratuitos da Microsoft uma boa opção?

A Microsoft tem já uma grande tradição no desenvolvimento de sistemas de segurança que coloca nos Windows que lança ao mercado.

Se recuarmos a 1993, por exemplo, quando a empresa lançou o MS-DOS 6, também lançou um antivírus licenciado pela Central Point. Esse produto, depois, foi adquirido pela Symantec e integrado na linha de produtos Norton Security. Actualmente podemos encontrar na oferta da Microsoft o Microsoft Security Essentials.

Mas serão estes antivírus suficientemente bons para proteger os utilizadores dos vírus mais recentes?

Mas a resposta é simples, nem a versão antivírus Microsoft Security Essentials nem a Microsoft Windows Defender irão protege-lo de forma conveniente dos vírus mais modernos.

Mas é importante distinguir a versão do Windows Defender encontrada no Windows 8 e no 8.1 com as mesmas versões destinadas ao Windows 7 e Vista. Antes do Windows 8, o Windows Defender apenas protegia os utilizadores contra spyware, sendo necessário instalar o Microsoft Security Essentials para uma protecção mais alargada. O Windows Defender mais actual oferece a mesma protecção que o Microsoft Security Essentials, até no porque no Windows 8 não é possível instalar o MSE.

Com a vinda do Windows 10, não têm vindo a ser noticiadas muitas novidades quanto a esta questão, apenas, que o novo sistema operativo irá bloquear a execução de programas não-confiáveis. O que torna este sistema operativo um pouco mais seguro.

Mas será isto suficiente para conseguir proteger os utilizadores de todas as ameaças mais modernas?

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Exit mobile version