Pplware

Será que os salários na área das TI vão subir em 2015?

Por Hugo Sousa para o PPLWARE

Como todos temos seguido, o mundo das tecnologias da informação está em pleno crescimento e em plena ebulição, tendo até assistido a notícias que dão conta que este é um mercado que irá precisar cada vez mais de trabalhadores e trabalhadores especializados.

Esse cenário levanta, contudo, uma nova questão e pertinente: o aumento da procura irá fazer com que os salários dos trabalhadores das TI aumente?

Segundo um relatório realizado recentemente, em 2015 os salários para a área das tecnologias da informação ficarão estagnados, no entanto, trabalhadores com conhecimentos altamente cobiçados e com conhecimentos em tecnologias emergentes no mercado poderão ver o seu trabalho recompensado.

“Quando você olha para os salários reais, falando apenas em geral, o que se vê é um monte de cargos altamente remunerados. Você não vê um monte de grandes aumentos. As empresas não querem pagar taxas exorbitantes. No entanto, quando eles têm um nicho específico que é realmente difícil de preencher, eles não querem perder o talento. “

Jack Cullen, presidente da empresa de recursos humanos de IT Modis

 Segundo este mesmo relatório, o facto de existir um pequeno aumento nos salários em 2015 não significa que o mercado esteja a procurar menos profissionais TI, sendo até espectável até 2022 uma contratação sólida e robusta de profissionais nesta área.

Nos EUA, nos próximos 8 anos serão criados cerca de 685 mil postos de trabalho no mercado das tecnologias da informação, mostrando assim um crescimento de 18%, valor superior aos 10,8% de crescimento esperado para outros mercados.

O relatório da Modis avança ainda que em 2015 os salários irão sofrer um crescimento de 3 a 18%, dependendo da capacidade dos profissionais e do tamanho e localização da empresa. Sendo que os trabalhadores mais beneficiados serão os profissionais com conhecimentos em segurança, mobilidade e manipulação e análise de grandes quantidades de dados.

Sendo o mercado da Segurança o que terá uma taxa de crescimento maior, podendo o salário variar entre os 74 917 dólares para um administrador de segurança até 115 415 dólares para um gerente de segurança.

“Esta é uma área em que as empresas não podem ter uma oportunidade de não gastar. Eles precisam ter certeza de que seus dados estão protegidos “

 Esta preocupação deve-se ao facto das empresas quererem proteger os seus funcionários que muitas das vezes utilizam dispositivos móveis como smartphones ou até mesmo tablets pessoais para tarefas profissionais, colocando dessa forma a segurança da empresa em risco. A tendência BYOD é cada mais acentuada!

No entanto o aumento da procura de competências não se traduz necessariamente em aumentos salariais muito grandes, como podemos ver com o caso dos programadores Web para .NET e JAVA. Estas áreas irão ter um crescimento de 20% nos próximos 8 anos no entanto o salário médio poderá ir no máximo até aos 85 mil dólares.

Além do mercado da segurança, vamos assistir também ao crescimento das tecnologias de informação no sector da saúde, onde até 2022 será disponibilizado um valor de 56,7 mil milhões de dólares. Este sector inclui empregos como System Trainer com um salário médio de 66 710 dólares, Analista de Segurança com um salário de 72 414 dólares e arquitecto de sistemas clínicos que tem um salário a rondar os 141 371 dólares.

“Este sector é um dos mais requisitados. Complacência é crítica, e multas associadas ao abandono são muito importantes, por isso não vai ser uma continuação rampa até em passar para as empresas envolvidas com a saúde “

Com isto e em jeito de conclusão, os postos de trabalho com maior crescimento nos próximos anos incluem gestores de projectos que terão um crescimento de 15 por cento, analistas de sistemas com um crescimento de 25 por cento e por fim programadores com um crescimento de 22 por cento.

Quanto às funções de gestão de projectos e análise de negócio, serão áreas entregues em muitos casos a mulheres, devido ao facto destas terem desenvolvido um grande interesse nestes últimos anos por estes sectores.

Estes são dados relativos aos EUA, uma das maiores potências tecnológicas a nível mundial, a questão é, será que na Europa vamos assistir a este crescimento também?

[ Fonte ]

Exit mobile version