Pplware

Será que o Malware está na moda?

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Ainda esta semana falamos de um Malware que está a infectar as redes de caixas multibanco na Europa Oriental e parece que as notícias sobre estes ataques não param. Surge hoje mesmo a notícia que a gigante americana Dairy Queen sofreu um ataque de Malware, de nome Backoff, malware que infectou o sistema em 395 pontos de venda da cadeia de restauração americana.

Será que o Malware está na moda?

Dairy Queen, a gigante cadeia de restauração americana, possuidora de 4500 propriedades de franchising independentes nos EUA, anunciou em comunicado esta quinta-feira que foi vítima de um ataque de Malware. Este ataque teve como alvo o sistema da empresa, afectando cerca de 395 pontos de venda. Segundo a empresa, este ataque teve a duração de cerca de três semanas a um mês, sem ter sido detectado. No entanto segundo o comunicado feito durante o dia de hoje, o Malware foi já contido.

“Lamentamos profundamente qualquer inconveniente que este incidente possa causar”

John Gainor, CEO e Presidente da Dairy Queen

Depois de empresas como a Target e a Home Depot, foi agora a vez da Dairy Queen ser alvo de um ataque desta natureza. À semelhança do que aconteceu com essas empresas, este ataque visou informações relativas aos cartões de crédito dos clientes. Além destas empresas, também recentemente empresas como Neiman Marcus, Michaels, PF Chang China Bistro e Sally Beauty foram alvo de ataques de Software malicioso.

Após ter feito uma extensa investigação, a gigante americana revelou o método como foi infectada por este Malware. Segundo a empresa foram utilizadas credenciais de um fornecedor externo de modo a ter acesso ao sistema nos locais afectados. Este foi o mesmo processo utilizado para invadir o sistema da empresa Target. Quanto ao vendedor, a sua identidade continua ainda uma incógnita.

As informações a que os cibercriminosos tiveram acesso foram o nome dos clientes, o número dos cartões de crédito e as suas respectivas datas de validade. Quanto a informações como números de segurança social, PINs ou mesmo endereços de E-mail, a empresa assegura que os cibercriminosos não tiveram a estes dados.

Em Agosto, o Departamento de Segurança Interna e os Serviços Secretos dos EUA, alertaram que mais de mil empresas em todo o país podem estar infectadas por Software malicioso como o Backoff.

Backoff, apareceu pela primeira vez em Outubro de 2013 e o seu modus operandi é muito simples, sendo que após um cartão de crédito ser passado, este Software malicioso recolhe as informações do cartão através da RAM do computador.

Exit mobile version