Pplware

Será que a Apple diminui a performance dos iPhones antigos?

Há um “rumor” no ar que convence as pessoas de uma realidade que provavelmente não existe. Muitos utilizadores dizem que sempre que a Apple lança uma nova versão do iOS, os iPhones mais antigos tornam-se mais lentos e que é uma ação propositada da empresa de Cupertino.

Esta semana, a Futuremark, uma empresa dedicada a “benchmarking” de produtos tecnológicos, veio a público com uma série de dados concretos e resultados que mostram como as coisas realmente são.


Apple estende por vários modelos do iPhone novo o iOS

Apesar de ao longo dos anos termos lido em vários momentos que não era verdade afirmar essa perda de desempenho, nunca ninguém olhou para os dados de forma concreta.

Desde 2016, a Futuremark recolheu mais de 100 000 resultados de testes de benchmark de 7 modelos diferentes do iPhone, e que tiveram 3 versões diferentes de iOS instaladas (iOS 9, iOS 10 e iOS 11), o sistema operativo da Apple para o iPhone e iPad.

 

Recolha de Dados

Os resultados de benchmarking fornecem uma perspetiva única no que se refere à performance dos dispositivos. No dia-a-dia há vários outros motivos que podem ou não fazer a diferença no que diz respeito ao desempenho do seu dispositivo, mas na base, estes testes podem dar uma visão interessante.

Para fazer estes testes, a empresa utilizou uma aplicação de benchmarking gratuita, chamada 3DMark, que avalia a performance dos equipamentos. Com base nessa informação é possível conclui se de facto a Apple faz esse tipo de jogadas ou se simplemente tudo não passa de mais uma “teoria da conspiração”.

O primeiro dispositivo submetido a testes foi o iPhone 5S, por ser o mais antigo dos equipamentos a ser testados. A Futuremark utilizou o teste “3DMark Sling Shot” para testar a performance do processador gráfico ao longo dos meses de teste.

 

Resultados…

No gráfico apresentado em baixo, cada barra representa a média dos resultados relativos a cada mês, e as diferentes cores das barras indicam a versão do iOS que o iPhone corria durante o teste. Quanto maior for a altura da barra melhor foi a performance alcançada pelo dispositivo.

Tal como se pode observar, a performance do processador gráfico no iPhone 5s permaneceu constante desde o iOS 9 até ao iOS 10, apenas das ligeiras variações esperadas devido às diferentes versões do sistema operativo. Mas não ocorreu nenhuma variação abrupta que justifique quaisquer rumores que tenham circulado.

O próximo gráfico mostra a performance do CPU registada e medida tendo em conta os mesmos critérios utilizados para a avaliação do processador gráfico.

Desta vez, o teste utilizado foi o “3DMark Sling Shot Extreme Physics”.

Mais uma vez, claramente, é possível verificar que não ocorreu nenhuma quebra de performance ao longo do tempo com cada versão do iOS.

 

Em conclusão…

Os gráficos obtidos, depois do tratamento de dados para o iPhone 6, 6S e 7, permitem tirar as mesmas conclusões: a performance dos CPU e GPU apresentam um nível constante, apenas com ligeiras variações.

Observando atentamente os gráficos, é possível verificar que em alguns casos, ao longo do tempo, a performance do CPU apresenta um ligeiro declínio, mas tal como afirma a Futemarks, dificilmente algum utilizador notaria essa pequena diferença durante a utilização diária.

Assim, tal como fica mostrado neste artigo, a Apple não diminui a performance dos iPhones mais antigos com o lançamento de novas versões do iOS. Muito pelo contrário, a empresa de Cupertino faz um ótimo trabalho ao conseguir manter a performance dos iPhones mais antigos a um nível constante a cada versão do iOS que é lançada trazendo, claro, mais segurança e mais opções para os equipamentos.

De qualquer das formas, nalguns casos, essas tais novas funcionalidades podem consumir mais recursos e, nestes iPhones mais antigos, poderá contribuir para uma sensação de menos rapidez. Noutros casos, alguns APIs mais recentes lançados pela Apple podem não funcionar de forma tão eficiente em processadores mais antigos, e isso contribuir para uma experiência menos suave.

A própria evolução da tecnologia é assim mesmo que funciona. Passados alguns meses de um aparelho topo de gama ser lançado, aparece um ainda melhor e que inclui novas funcionalidades. Quanto a isso, não há nada a fazer. É o ciclo tecnológico com que todos temos que saber lidar.

Exit mobile version