Os equipamentos Android estão em constante melhorias e na optimização do hardware que os compõem. Esta é uma vantagem desta plataforma estar distribuída em diversos fabricantes.
A linha Nexus é uma montra do que a Google entende ser os equipamentos padrão para o seu sistema operativo, sendo estes os primeiros a receber as novas versões.
Alguns rumores que têm estado a ser lançados dão conta de que a Google se prepara para trazer o Nexus 5 de volta, desta vez construído em parceria com a Huawei.
O último Nexus a ser lançado foi o 6, mas esta máquina, apesar de ser excelente, ficou inacessível, em grande parte devido ao seu preço. É por isso expectável que a Google lance uma nova versão, trazendo de volta o 5 e todas as suas qualidades.
A falta de um equipamento mais acessível e com dimensões menos generosas tem sido reportada por muitos utilizadores, que querem, basicamente, a volta do Nexus 5.
Atenta a esses pedidos a Google deverá estar a preparar o seu regresso, mas desta vez com um novo parceiro. Contrariamente ao que seria esperado a Google não se vai aliar à Motorola ou à LG para criar o novo Nexus 5.
Desta vez a Google escolheu um novo parceiro, que tudo aponta ser a Huawei. Este pode ser um prémio, merecido, para esta marca chinesa, que teve um ano de 2014 de investimento na área do Android e onde apresentou dispositivos de topo e com características muito distintas e de realce.
A presença da Huawei no universo Nexus vem já a ser falada há algum tempo, mas sem qualquer confirmação ou certeza. Os primeiro rumores apontavam para a atribuição a esta marca a construção do próximo tablet da linha Nexus, mas aparentemente será mesmo no smartphone que irá trabalhar.
Esta informação está a ser avançada pelo site Gizmochina, que dá conta da informação avançada por Kevin Young, o director de pesquisa da iSuppli na China. A iSuppli é uma das principais empresa de pesquisas de mercado.
Para além de ser a recompensa pelos excelentes resultados no ano de 2014, a escolha da Huawei está também relacionada com a vontade da Google de lançar um Nexus que compita directamente com os equipamentos da Xiaomi. Ambas as mercas estão bem posicionadas, mas a Huawei acabou por ter melhor desempenho a nível global.
Resta apenas a dúvida sobre o processador que será usado neste novo Nexus. Sendo a Huawei fabricante dos seus próprios processadores, existe a incerteza se o novo Nexus 5 virá equipado com o processador Kirin, da Huawei, ou se vão optar pelo tradicionalemte usado Snapdragon, da Qualcomm.
O regresso do Nexus 5 vai com certeza ser do agrado de muitos utilizadores, que não receberam de forma muito entusiástica a versão de 6 polegadas deste novo smartphone.