Pplware

SEPA: o sistema que simplificou os pagamentos na Europa

Para quem faz e recebe pagamentos, certamente já ouviu falar no termo SEPA. Mas afinal o que é e para que serve?


A SEPA (Single Euro Payments Area) é uma iniciativa europeia criada para tornar os pagamentos em euros simples, rápidos e uniformes em todos os países participantes.

Na prática, permite que uma transferência bancária enviada de Portugal para qualquer país da área SEPA funcione como se fosse uma transferência nacional.

A SEPA é uma zona de cooperação financeira que reúne os países da União Europeia e outros membros europeus, como a Suíça, Islândia, Noruega, Liechtenstein, Andorra, Mónaco, San Marino e Vaticano.

Com a SEPA, todos os bancos utilizam os mesmos padrões técnicos, formatos de ficheiros e regras de processamento. Isto garante maior eficiência e previsibilidade nas operações.

Como funciona na prática a SEPA?

Os pagamentos SEPA utilizam:

As operações são processadas com rapidez e, na maioria dos casos, ao mesmo custo de uma transferência nacional.

 

A SEPA abrange três tipos principais de pagamento:

Com a SEPA, um português pode enviar dinheiro para França, pagar uma fatura de serviços em Espanha ou receber pagamentos da Alemanha com o mesmo nível de conveniência de uma operação dentro do país. A harmonização de regras e tecnologias contribui para a integração económica europeia e torna os pagamentos transfronteiriços mais eficientes.

Exit mobile version