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Selecionar “Visa” ou “Multibanco” no terminal de pagamento?

Hoje em dia os pagamentos digitais estão na moda! Esta forma de pagamento pode ser feita com recurso a cartões ou então através de serviços digitais bancários.

Quem costuma pagar com cartão, certamente que já apareceu no terminal se quer escolher “Visa” ou “Multibanco”. Mas afinal o que significa?


Há mais opções além de Multibanco e Visa… mas porquê?

Em 2016 que começaram a surgir opções nos terminais de pagamento automáticos (TPA). Falamos da opção “Visa” ou “Multibanco”, mas, na prática, são muitos os clientes que ainda não sabem muito bem porque têm de escolher uma opção. Há, inclusive, quem associe “Multibanco” a um pagamento de débito e “Visa” como sendo um pagamento a crédito. Nada disso!

O facto é que escolher “Visa” ou “Multibanco” nada tem que ver com a modalidade de pagamento, mas sim com a marca da rede através do qual é realizada operação.

De referir que há várias marcas de rede, como é o caso da rede “Visa”, “VisaElectron”, “Multibanco”, “Mastercard” e “American Express”. De referir também que o aparecimento desta informação no terminal se deveu ao regulamento europeu que “visa promover a transparência e a concorrência do mercado europeu de cartões, através da uniformização dos requisitos técnicos e comerciais na utilização deste instrumento de pagamento” e deu a possibilidade aos clientes de escolherem a marca de rede que pretendem utilizar para fazer a compra.

No caso de um cartão misto, aqui sim pode fazer a diferença. Um cartão misto é um cartão de crédito e débito. “Multibanco”, “VisaElectron” ou “Maestro” estão associados a débito e “Visa”, “Mastercard” ou “American Express” para crédito.

Se não tiver um cartão misto, escolher “Visa” ou “Multibanco” não faz qualquer tipo de diferença.

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