Pplware

Seagate: Estão a chegar discos de 12TB, 14TB e 16TB

A Seagate disse, em 2013, que esperava lançar um disco rígido de 20 TB em 2020, recorrendo à sua mais recente tecnologia de gravação magnética (SMR). Actualmente o maior disco mecânico (HDD) que tem disponível é de 10TB, embora a sua oferta inclua já discos de 12TB, 14TB e 16TB… mas só chegarão ao mercado daqui a 18 meses!

Mas será que os discos rígidos tradicionais conseguem competir com as drives SSD?

Na verdade, os discos, os tradicionais HDD têm cada vez menos argumentos para competir com as drives SSD. Estas unidades estão a insurgir-se com muita força no mercado do armazenamento e temos visto o seu preço diminuir de forma significativa.

Espera-se que dentro de poucos meses a empresa coloque no mercado o seu novo disco rígido de 12TB com tecnologia de hélio. Mas o caminho não ficará por aqui.

 

Mas qual é o trunfo dos HDD?

Sem dúvida que, actualmente, os HDD apresentam uma capacidade fantástica de armazenamento. Além disso são mais baratos e, quando não necessitamos de desempenho, este tipo de dispositivo de armazenamento pode ser o indicado.

O CEO da Seagate, Stephen Luczo, referiu que os HDDs de 12TB, baseados na tecnologia de hélio, estão já a ser testados e que as soluções mais amplas não estão tão distantes.

 

 

Os HDDs não desarmam e vão à luta

Pese o facto dos discos rígidos tradicionais estarem a perder terreno para as unidades SSD, há ainda uma grande procura por espaço e isso as empresas conseguem ter a um custo muito mais competitivo. Empresas como a Seagate conseguem, por exemplo, colocar no mercado um HDD de 10 TB ao preço de 400 dólares (podendo variar ligeiramente o preço consoante o modelo).

Enquanto os consumidores “comuns” ainda estão interessados ​​nos HDDs de grande capacidade, Luczo diz que a Seagate está a ver a procura destas unidades noutras áreas. A área da vigilância, por exemplo, tem cada vez mais a necessidade de espaço de armazenamento com características dedicadas. A Seagate tem, por isso, uma linha de HDDs dedicados à vigilância, a série SkyHawk, que é otimizada para DVRs e NVRs com firmware especializado, permitindo streaming de vídeo suave e estável para este tipo de aplicações.

As NAS são outra área onde os HDDs de grande capacidade estão a tornar-se populares entre os consumidores. E, claro, os clientes empresariais são atraídos para estes discos mecânicos de grande capacidade para os servidores e data centers.

A Seagate arrecadou 2.9 mil milhões de dólares de receita durante o segundo trimestre do ano fiscal de 2016, o que levou a um lucro de 297 milhões de dólares. As vendas de discos rígidos representaram quase 2.7 mil milhões de dólares, com os SSDs a acrescentar relativamente pouco à linha de nuclear da Seagate.

Quantos GB ou TB tem o seu disco principal do seu PC?

Via: PCWorld

Exit mobile version