O lançamento do iPhone 6 e 6 Plus veio mostrar a todas as marcas qual a posição da Apple para o futuro e qual a sua nova linha de equipamentos.
Depois de alguns problemas que surgiram, principalmente no iPhone 6 Plus, a marca parecia ter controlado de forma definitiva os problemas.
Um novo problema agora descoberto no iPhone vem mostrar uma situação estranha. Capas ou elementos que contenham metal ou sejam magnéticos podem interferir com o funcionamento deste equipamento.
O novo problema tem estado a ser detectado num grupo ainda limitado de utilizadores e está a afectar tanto o iPhone 6 como o iPhone 6 Plus.
Segundo os relatos, existem dois componentes que estão a ser afectados sempre que uma capa de metal ou um elemento magnético é colocado junto do iPhone.
Em concreto no iPhone 6 Plus o estabilizador de imagem que faz parte da câmara fotográfica deixa de funcionar sempre que qualquer elemento magnético é colocado junto dele.
No caso do iPhone 6 o problema é diferente, até porque este equipamento não tem estabilizador de imagem e está a manifestar o problema com a leitor NFC.
A Apple ainda não comentou o sucedido, mas algumas fontes relatam que a empresa já começou a alertar os fabricantes de acessórios que pertencem ao seu programa MFi para evitarem a utilização de componentes metálicos ou com elementos magnéticos nos acessórios que produzem.
A Apple tinha já alertado, de forma muito discreta e que na maior parte dos casos deverá ter passado despercebida, para este problema. Conforme se pode ler neste documento de suporte, em alguns casos as fotografias que o iPhone 6 Plus tirava podiam ter problemas devido a peças magnéticas.
Estesproblemas começaram a ser descritos por vários utilizadores poucos dias depois do lançamento do novo iPhone, mas até à data não havia informação concreta sobre a causa do problema, que agora ficou explicado.
Mesmo com a indicação da Apple para a não utilização de componentes metálicos e magnéticos, muitos fabricantes de acessórios acabaram por ignorar este aviso e continuaram a incluí-los nos seus produtos, originando os problemas que agora foram reportados.