Pplware

Sapo CODEBITS VI – A maior festa geek do ano!

O CodeBits, evento anual de programação organizado pelo Sapo, termina hoje com a apresentação dos trabalhos criados e realizados ao longo de 48 horas.

Na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico reuniram-se mais de 800 participantes que, ao longo destes 3 dias desenvolveram os seus projectos que culminaram na sua apresentação ao final da tarde do dia de hoje.

O Pplware está presente neste último dia e pôde tomar o pulso a tudo o que por lá se passou.

Este evento, que este ano celebrou a sua sexta edição, reúne em Lisboa os geeks que durante estes três dias podem dar largas à sua imaginação, desenvolvendo as suas ideias e projectos num ambiente propício e desenhado para o efeito.

Por ser um evento Sapo, e inserido no seu espírito, foram este ano apresentadas algumas novidades. Ao longo do evento foi anunciada a disponibilização de um conjunto de ferramentas e SDK’s para a integração de aplicações com os serviços que o Sapo tem já disponíveis, dos quais se destacam o Meo Kanal e o CloudPT. Houve ainda a preocupação de integrar estes serviços com o novo Windows 8 e por isso a disponibilização de snippets que facilitam a criação de aplicações para este novo SO.

O espaço onde o CodeBits tem vindo a ser realizado reúne todas as condições para que os programadores desenvolvam a sua actividade sem distracções ou outras preocupações.

Imediatamente à entrada do evento existe um espaço dedicado aos amantes do LEGO. Aqui são promovidos desafios de construção de LEGO entre os participantes do Codebits e também o First LEGO League. Este evento reúne crianças dos 9 aos 14 que terão de usar LEGO Technic para construir robôs capazes de completar uma série de tarefas.

O Hardware Den é o espaço dedicado aos amantes dos Arduino, Raspberry Pi, impressoras 3D e até máquinas de jogos de arcada, recuperadas pelo Arcade Man. No entanto, é o jogo de carros construído pelo Arcade Man que chama a atenção. Juntando câmaras a um carro telecomandado, é possível controlá-lo no conforto de uma máquina de arcada, usando volante, mudanças e pedais.

A sala principal e, sobre a qual todo o evento gravita, está preparada para albergar todos os participantes e é onde são disponibilizados os recursos necessários para esta maratona de programação. Foi esta a sala que albergou os 800 participantes deste ano e onde estes trabalharam.

Em toda a sua extensão podiam ser encontradas mesas de trabalho das diferentes equipas presentes no concurso. Não faltaram os suplementos alimentares que conseguiram manter toda esta massa humana em constante produção e com elevados níveis de produtividade.

Para suportar o ritmo frenético de coding, nada como descansar um pouco na sala Chillout, no primeiro andar da Sala Tejo. Puffs, camas de redes, jogos de arcada e música a condizer, tornam este espaço num local verdadeiramente acolhedor.

Para alimentar as mentes brilhantes do Codebits, existe um espaço de refeição, em parceria com a Burger King, onde bebida e comida são à descrição durante todo o evento.

Espalhadas pela sala principal estavam ainda zonas dedicadas a apresentações, os Pods, onde foi possível assistir a palestras e apresentações diversas, sempre isoladas e sem interferir no trabalho que se realizava na sala.

Ao lado, numa sala à parte, foram também realizadas workshops e palestras durante todo o evento. É nesta sala que neste momento decorre a apresentação dos mais de 400 trabalhos levados a concurso.

Cada equipa tem disponíveis 90 segundos de palco para mostrar e tentar “vender” a sua ideia e todo o trabalho que desenvolveram ao longo desta maratona de programação.

Durante estes 90 segundos a equipa que está a apresentar o seu trabalho é avaliada por todos os espectadores, através de um sistema de votação on-line, onde pode ser dado um “Like” ou um “Meh”.

A plateia, presente fisicamente na sala, em qualquer lugar do evento ou até em casa, pode participar activamente dado o seu voto positivo ou negativo e assim expressando a análise global da ideia.

Está assim terminada mais uma edição do Codebits, o evento onde todos os anos são apresentadas centenas de ideias inovadoras e reúne boa disposição e espírito de partilha entre todos os geeks de Portugal.


Homepage: CODEBITS 2012

Exit mobile version