A eterna luta entre a Samsung e a Apple pelo título de empresa com maior presença número de vendas mercado de smartphones tem andado muito acesa. A razão é simples e pode ser expressa pelo interesse dos consumidores nos novos equipamento que estas marcas lançaram.
Com a luta pela liderança bem activa, surge agora um estudo da Gartner que mostra que a Samsung voltou a estar no topo da lista de vendas de smartphones a nível mundial.
O estudo da Gartner mostra o estado do mercado de smartphone e as vendas que foram realizadas no primeiro trimestre de 2015, revelando um crescimento, contrariando algumas análises que mostravam uma estagnação deste mercado.
Segundo os números apresentados é possível ver que são os mercados emergentes que estão a sustentar este crescimento e a fazer subir as vendas em quase 20%.
A grande beneficiada neste período foi a Samsung, que conseguiu vender 81,1 milhões de dispositivos móveis, deixando em segundo lugar a Apple, com 60 milhões de iPhones vendidos. Estes números garantem a estas marcas uma quota de mercado de 24,2% e 17,9% respectivamente.
Mas comparando estes números com o mesmo período de 2014 a verdade muda de figura. A Apple subiu as suas vendas e a Samsung decresceu.
Worldwide Smartphone Sales to End Users by Vendor in 1Q15 (Thousands of Units)
Company |
1Q15 Units |
1Q15 Market Share (%) |
1Q14 Units |
1Q14 Market Share (%) |
Samsung |
81,123 |
24.2 |
85,507 |
30.4 |
Apple |
60,177 |
17.9 |
43,062 |
15.3 |
Lenovo* |
18,888 |
5.6 |
16,721 |
5.9 |
Huawei |
18,102 |
5.4 |
13,450 |
4.8 |
LG Electronics |
15,428 |
4.6 |
11,200 |
4.0 |
Others |
142,335.6 |
42.4 |
111,697.8 |
39.7 |
Total |
336,054.4 |
100.0 |
281,636.8 |
100.0 |
Abaixo destes lugares de topo vemos marcas como a Lenovo, que apresenta nas suas vendas a Motorola, e também a Huawei, que consegue assim bater marcas como a LG.
No campo dos sistemas operativos o relatório da Gartner volta a confirmar uma realidade que tem acompanhado este mercado há alguns anos.
O Android lidera com uma distância muito grande face ao iOS e ao Windows Phone. É quase de 79% o valor de quota de mercado deste sistema operativo face aos 17,9 do iOS e aos 2,5 do Windows Phone.
Ainda assim o Android revelou uma ligeira quebra de vendas, mais uma vez fruto do sucesso que o iOS está a ter em mercados que revelam agora um apetência grande pelo iOS, como é o caso do Chinês.
Worldwide Smartphone Sales to End Users by Operating System in 1Q15 (Thousands of Units)
Operating System |
1Q15 Units |
1Q15 Market Share (%) |
1Q14 Units |
1Q14 Market Share (%) |
Android |
265,012 |
78.9 |
227,549 |
80.8 |
iOS |
60,177 |
17.9 |
43,062 |
15.3 |
Windows |
8,271 |
2.5 |
7,580 |
2.7 |
Blackberry |
1,325 |
0.4 |
1,714 |
0.6 |
Other OS |
1,268.7 |
0.4 |
1,731.0 |
0.6 |
Total |
336,054.4 |
100.0 |
281,636.9 |
100.0 |
Voltou a ser mostrada uma realidade que há muito tempo é visível e que dá uma margem de vantagem às marcas que usam Android.
A Samsung continua a mostrar-se como a marca que mais smartphones vende, mas seguida pela Apple, que começa agora a conquistar mercados onde habitualmente não tinha uma presença forte.