Pplware

Samsung pede código fonte do firmware do iPhone 4S…

…e detalhes dos acordos com operadoras australianas!

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM Como era de esperar, depois da Samsung ter perdido o caso na Austrália, e depois da Samsung aclamar que a Apple violou patentes suas relativas ao wireless 3G, a empresa pediu à Apple conteúdos relativos ao iPhone 4S que, por sua vez, poderá por a Apple em maus lençóis.

De acordo com um relatório da Smart Office, a Samsung pediu à Apple que fornecesse o “código fonte do firmware do iPhone 4S”, como tentativa de banir o mesmo na Austrália.

Mas o pedido não ficou só pelo source, a Samsung também pediu que a Apple fornecesse todos os detalhes de contratos de subvenção com todas as operadoras australianas.

A conselheira da Samsung, Cynthia Cochrane, disse ao tribunal federal da justiça que para além do código fonte, eles também precisam de detalhes sobre os acordos em vigor com as operadoras, Vodafone, Telstra e Optus. Especificamente, a Samsung quer saber que subsídios estas operadoras pagam actualmente à Apple (um subsidio que normalmente é superior a 200 dólares, um subsidio acima da média industrial).

Cochrane explica: “It goes to show that since the iPhone 3G was made available in Australia in July 2008, the impact on the market for every iPhone product has been significant, and has lead to a substantial increase … in market share by revenue. If subsidies are given for the iPhone 4S, there are less to go around for my client’s products.”

Apesar destes subsidios, empresas como a Sprint, acham que o iPhone “vale cada centavo”. Quando se trata de mostrar o código fonte, o assunto muda totalmente de figura, uma vez que a Apple teria de negar a violação da Samsung quando disse que a mesma acordou que a Apple usasse três patentes wireless 3G. A Samsung acredita que o acordo não cobre a Apple na Austrália e alega que a Apple recusou estender o acordo a nível mundial. Embora o relatório afirme que a Apple “disse que teriam de esperar pelo conselho antes” de o entregarem, eles também afirmam que uma licença alheia da propriedade da Qualcomm (que ajudou a criar o chip MDM6610 dentro do iPhone 4S que alegadamente infringiu patentes wireless) cobre automaticamente a empresa.

Enquanto nós temos de esperar para descobrir o que vem, é importante notar que será o mesmo juiz que baniu o tablet Galaxy Tab 10.1, a juíza Annabelle Bennett, que será encarregue deste caso. O processo irá continuar a 4 de Novembro e uma audiência completa irá seguir. [via]

Exit mobile version